Capacete para quem usa óculos existe sim! Conheça as recomendações

Se você faz parte do clube dos quatro olhos e também é amante do motociclismo certamente já se perguntou se capacete para quem usa óculos existe. Afinal, o uso de capacete é obrigatório durante a pilotagem, mas para quem usa óculos, alguns incômodos podem aparecer quando o capacete errado é escolhido.

A verdade é que esse tipo de capacete existe sim, pois as fabricantes percebem a necessidade específica que esse público tem e construíram modelos que se adequem a isso.

Caso você não conheça quais são, a Sacramento preparou esse post que te ajuda a identificá-los e com algumas recomendações de nossa equipe. Continue a leitura e saiba como escolher o melhor capacete para você:

Como identificar um capacete para quem usa óculos

Infelizmente, não há uma nomenclatura padrão que defina quais capacetes possuem uma modelagem especial para o uso de óculos. Cada fabricante dá um nome diferente para essa funcionalidade em seus produtos.

Por exemplo, os capacetes Shark com a funcionalidade “Easy Fit” são os feitos pela marca para quem usa óculos. Enquanto isso, os capacetes AGV recebem um selo em sua lateral que diz “Glasses Fit”, demonstrando que seu interior é feito para ocupar as armações de óculos sem problemas.

Outra marca que também faz essa identificação é a LS2, que confere aos seus capacetes um selo colado no casco com o ícone de um óculos e a palavra “glasses” escrita abaixo.

moto na estrada

6 recomendações de capacetes para quem usa óculos

Quer uma ajudinha no processo de escolha do capacete ideal para você? Então a Sacramento te ajuda! Separamos aqui 6 capacetes diferentes de nossa seleção, com faixas de preços distintas, para você conhecer e encontrar o que mais se encaixa às suas necessidades, veja só:

1. Capacete Lucca Sublime

Um dos maiores incômodos de quem usa óculos e capacete são as lentes embaçadas quando a viseira está fechada. Para contornar essa situação, você pode optar por capacetes abertos.

Os capacetes Lucca, de fabricação brasileira e estilo retrô, são ótimas opções. Além de estilosos, eles possuem alta qualidade e um design aberto, que permite usar os óculos sem sofrer com os incômodos do embaçamento.

Como explicamos no post “O que diz a lei sobre capacetes abertos”, esses modelos são permitidos em nosso país, desde que usados com os óculos de pilotagem (que você pode usar por cima de sua armação de óculos corretivos sem qualquer problema). Se quiser entender mais sobre essa regulamentação, acesse o post e faça sua leitura completa.

2. LS2 Stream

Se você prefere os capacetes fechados, a linha Stream de Capacetes LS2 é uma boa opção. Com um preço acessível, você pode investir em um equipamento de boa qualidade e de grande conforto.

A linha proporciona funcionalidades ótimas como um peso levíssimo, casco aerodinâmico, forro interno feito para evitar a umidade e proliferação de bactérias, além das bochechas removíveis. Esse é um bom capacete para quem usa óculos também por conta de sua viseira, que é resistente a arranhões, resistente à neblina e oferece um campo de visão bastante claro.

3. Capacete Shark Ridill

Como comentamos mais acima neste post, os capacetes Shark que levam a nomenclatura “Easy Fit” são as opções da fabricante ideais para quem usa óculos.

Um desses modelos é o capacete Shark Ridill, integrante de nossa lista com um valor intermediário e que entrega diferentes funcionalidades, tendo um ótimo custo benefício.

Além de seu interior otimizado para acomodar sua armação de óculos, o equipamento possui viseira solar integrada, casco aerodinâmico e seu forro removível é lavável e anti-alérgico.

Tudo isso com um visual bem bacana, que ganha alguns pontos extras com os motociclistas que não abrem mão do estilo na hora de comprar seus capacetes e roupas de pilotagem.

4. Capacete Shark D-Skwal 2

Outra opção dentre os capacetes Shark Easy Fit é a linha D-Skwal 2 que além dos recursos do Ridill, possui viseira com tratamento anti-riscos e proteção solar UV 380, mecanismo auto seal que confere um grande isolamento da água e do frio quando a viseira está abaixada e um casco ainda mais resistente e robusto.

O visual característico dos capacetes Shark também se faz presente por aqui, com diversas cores disponíveis para você escolher o D-Skwal 2 que mais combina com seu estilo!

5. HJC I90

Se procura um capacete para quem usa óculos que tenha bons resultados em alta velocidade, a fabricante internacional HJC tem ótimas opções. Destacamos o modelo I90, que possui um casco compacto e leve, viseira reforçada e a forração interna com tecnologia Supercool, que oferece conforto térmico em todas as estações do ano.

O maior destaque dos capacetes da marca é sua estrutura que permite alta ventilação em seu interior durante as pilotagens, além de seu formato aerodinâmico que diminui os barulhos dentro do capacete.

Assim, você pode pilotar com um equipamento confortável, que recebe bem sua armação de óculos, e que permite ganhar altas velocidades com ainda mais comodidade.

6. SHOEI Neotec

Se o que você quer mesmo são verdadeiras peças de engenharia, que carreguem os resultados de diversos estudos e tecnologias em cada detalhe para proporcionar a alta performance, a linha Neotec de capacetes SHOEI é uma boa aposta.

O topo de linha possui tudo que um motociclista poderia esperar de um capacete e muito mais: design feito especialmente para altas velocidades, tecnologia de cancelamento de sons em seu interior, uma surpreendente visibilidade otimizada, segurança completa para o crânio com um casco robusto e proteção especial para o queixo.

Feito para atender e ultrapassar todos os padrões de segurança, o motociclista que garante um desses não terá sequer um problema com que se preocupar. Inclusive o encaixe para seus óculos.

Dicas para quem pilota e precisa usar óculos

Agora que você já conhece nossas recomendações e já tem alguns nomes na manga para a próxima vez que procurar por um capacete para quem usa óculos, está a um passo mais perto de pilotar com mais conforto e sem preocupações.

Para te deixar ainda mais próximo desse feito, separamos algumas dicas valiosas para quem usa óculos e capacete, veja abaixo:

As melhores lentes e armações para pilotos de moto

Não é recomendado que motociclistas utilizem óculos de armações com aros e hastes feitas de metal, pois essas estruturas podem causar machucados indesejados em caso de acidentes.

As lentes ideais são as feitas em plástico, que são mais leves e resistentes à quebra em relação às lentes de vidro. Opte por aquelas com tratamento anti-reflexo, anti-embaçamento e com filtro de proteção UV para conseguir pilotagens ainda mais confortáveis.

Caso use lentes, tenha cuidado com seu ressecamento

Usar lentes de contato também é uma saída muito comum para quem enfrenta os incômodos de usar óculos e capacete. No entanto, outro problema pode surgir que é o ressecamento dos olhos com lentes de contato durante as pilotagens, por conta do grande volume de vento que atinge o interior do capacete.

Para evitar esse problema, ande sempre com a viseira abaixada – que, inclusive, é o que a legislação brasileira exige – e escolha capacetes que ofereçam uma boa vedação interna, como é o caso do capacete Shark D-Skwal 2 da nossa lista, que possui a tecnologia auto seal, com a capacidade de diminuir esse ressecamento.

capacete com oculos

Capacetes bem ventilados evitam lentes embaçadas

Pilotando com a viseira abaixada, alguns capacetes podem causar embaçamento das lentes dos óculos, tapando toda a visão do motociclista. Para evitar esse problema, escolha modelos que tenham boa ventilação interna, como é o caso dos capacetes fabricados pela HJC.

Converse com seu oftalmologista sobre suas necessidades

Durante a consulta com o médico oftalmologista, exponha sua necessidade de pilotar usando as lentes corretivas e peça a sua orientação. Esse profissional poderá te ajudar a escolher o melhor caminho, como armações e lentes específicas, o uso de lentes de contato ou até mesmo a realização de cirurgias corretivas que solucionem seu caso.

Escolha o capacete de tamanho certo

De nada adianta encontrar um capacete para quem usa óculos se você optar por um de tamanho menor que o da sua cabeça: o equipamento será tão apertado que você não poderá aproveitar seu espaço específico para as armações.

Por isso, recomendamos que leia nosso guia completo de como escolher o tamanho certo do capacete e aprenda como acertar nessa escolha.

Para essas e outras dicas, continue por aqui no Blog da Sacramento. Estamos todas as semanas publicando dicas e informações para quem ama motociclismo.

Até mais!

Deixe um comentário