O que torna uma moto de viagem perfeita? Entenda com a Sacramento!

Ter uma moto de viagem é o sonho de muita gente. Poder desbravar as estradas, sentir o vento no corpo, conhecer novos lugares e se aventurar no desconhecido traz um sentimento indescritível de liberdade e independência.

Para viver esse sonho, uma coisa não pode faltar: uma motocicleta que dê conta do recado. Afinal, nem todas são feitas para oferecer conforto aos pilotos e passageiros em longas viagens e para ter ótimas performances na estrada.

Mas com tantos modelos disponíveis no mercado, muitos podem ficar perdidos com essa escolha. Se esse for o seu caso, a Sacramento preparou esse post que pode te ajudar!

Aqui, te mostramos quais são os principais tipos de moto de viagem, o que você deve observar ao decidir qual a melhor para você e mostramos alguns modelos destaque da categoria. Vamos lá?

homem de moto olhando a praia

Não existe apenas um tipo de moto de viagem! Conheça os principais:

Quem procura a resposta para a pergunta “qual é a melhor moto de viagem para mim?” pode, na verdade, se deparar com diversas respostas. Isso porque existem inúmeras motociclistas pensadas especialmente para longas viagens. A melhor – ou as melhores – para você, dependem muito de suas preferências e das viagens que pretende fazer.

Para te ajudar com alguma iluminação, listamos abaixo os principais tipos de moto de viagem, preferidas pelos motociclistas:

Motos Touring

O termo “touring” pode ser traduzido como “turismo”. No universo do motociclismo, essa palavra é usada para designar as motocicletas e os equipamentos – como as jaquetas, botas, luvas, etc. – feitos para longas viagens.

Uma moto touring normalmente tem tudo o que uma moto de viagem precisa para oferecer aventuras confortáveis sobre duas rodas: assentos espaçosos para duas pessoas, um grande tanque de combustível, espaço para carregar as bagagens e uma estrutura robusta para cortar as estradas com muita estabilidade.

São bons exemplos as motos:

  • BMW R 1200 CL;
  • Ducati Super Touring St 2 900;
  • Kawasaki Voyager.

Big Trail

As motos do tipo Trail e Big Trail são as preferidas por quem gosta de se aventurar em trechos off-road, isto é, nas estradas irregulares fora das pistas de asfalto. Isso porque elas são construídas para serem resistentes contra os impactos dessas estradas e oferecer conforto aos pilotos.

Por esse motivo, alguns modelos também podem ser aproveitados nas estradas para fazer viagens. Seu ponto positivo é justamente a sua versatilidade, perfeita para quem vai viajar para lugares com estradas irregulares.

A Big Trail é a preferida dos mais aventureiros. Se você for um desses, nós inclusive já fizemos um comparativo exclusivo para escolher a melhor Big Trail de média cilindrada que você pode conferir e conhecer alguns modelos. Ainda assim, alguns exemplos que podemos citar são:

  • Royal Enfield Himalayan 410 Adventurer;
  • SWM SuperDual T;
  • VStrom DL 1000.

moto big trail

Motos Cruiser

Se você prefere um ritmo de mais calma e tranquilidade, uma Cruiser pode ser a moto de viagem perfeita para você. Esse é aquele tipo de moto que tem o assento mais baixo, em que é bem fácil tocar o pé no chão e o embarque e desembarque de passageiros é mais prático.

Sua posição de condução é a principal característica que a diferencia das outras motos e é ela que permite desfrutar de uma condução bem confortável e tranquila. Alguns modelos, ainda, são equipados com acessórios de viagem que tornam o trajeto ainda mais confortável.

Alguns bons exemplos de motos Cruiser são:

  • Harley-Davidson Low Rider S;
  • Kawasaki Vulcan S;
  • Suzuki Boulevard m800.

Pontos para ficar atento na hora de comprar sua moto de viagem

A moto de viagem ideal para você também dependerá das necessidades específicas que você tem. Considerando cada uma delas, será possível identificar quais motociclistas atendem exatamente o que você precisa.

Com isso em mente, destacamos abaixo os principais fatores para se atentar no momento de fazer a sua escolha:

Assento do passageiro

Se você planeja viajar sempre sozinho, esse não deve ser um problema. No entanto, se procura por uma moto de viagem que consiga carregar duas pessoas em longas viagens, verificar as condições do assento do passageiro é um ponto bastante importante.

Você vai querer garantir opções confortáveis e espaçosas, pois quem viaja com você também precisa curtir o trajeto. Por esse motivo, motos como a Harley-Davidson Breakout devem ser evitadas pois ainda que tenham um banco traseiro, ele não é o melhor para carregar uma segunda pessoa com conforto durante a viagem.

Para-brisa

Suas viagens serão de curta ou de longa duração? Se a resposta for a segunda opção, o para-brisas deve ser um item essencial no seu checklist na hora de comprar sua nova moto de viagem.

O motivo é simples: ao viajar centenas de quilômetros em alta estrada todos os dias, você pode logo se incomodar com o vento que bate no corpo incessantemente. Por isso, garanta uma motocicleta que ofereça um para-brisa para desviar a pressão aerodinâmica do seu peito e da sua cabeça.

moto com para brisa

Tanque de combustível

Ainda falando sobre viagens de longas distâncias, você certamente quer evitar paradas frequentes para reabastecer, certo? Portanto, outro grande fator a ser levado em conta é a capacidade do tanque de combustível.

Para se ter um parâmetro, uma moto que pode ter a sua capacidade de combustível considerada ótima é a Yamaha Ténéré 250, com seu tanque com capacidade de 16 litros de combustível. Isso permite fazer uma viagem de São Paulo até Curitiba (cerca de 410 km) tranquilamente, sem parar para abastecer.

Bagageiros

Para muitos, “moto de viagem” é sinônimo de muitos bagageiros, e com razão: se vai usar o seu veículo para passar muitos dias longe de casa, levar uma bagagem considerável é obrigação.

Por isso, observe qual a capacidade que sua nova moto tem de levar bagagens. Alguns modelos não possuem bagageiros, mas podem ser complementados com acessórios como as bolsas alforges. Verifique essas possibilidades antes de tomar a sua decisão.

moto grande

As melhores motos de viagem

Agora que já entendemos os principais tipos de motos utilizados em viagem e os fatores que devem ser levados em consideração na hora de comprar a sua, vamos responder a grande questão, que muitos fazem: afinal, qual é a melhor moto de viagem?

Reiteramos que a melhor moto para você vai depender muito de suas preferências e necessidades. No entanto, em qualquer lista que olhar sempre tem alguns modelos que se repetem e não é à toa: elas realmente são ótimas opções e contam com todos os pontos importantes para fazer ótimas viagens. São elas:

  1. BMW R 1200 GS
  2. Honda GL 1800 DA Goldwing Tour
  3. Harley-Davidson Electra Glide

Todas as três são excelentes modelos e, claro, cobram por isso. O valor de aquisição de cada uma delas é um pouco salgado e com certeza não são as mais recomendadas para quem está começando nesse universo.

Você tem algum modelo de moto de viagem em mente que pretende adquirir para botar o pé na estrada? Conte aqui nos comentários desse post e ajude outros motociclistas como você a encontrar boas opções!

Se quiser mais dicas e recomendações como essas, continue aqui no blog da Sacramento. Todas as semanas estamos publicando conteúdos novos para os amantes do motociclismo! Aliás, que tal conferir nosso post com tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua primeira viagem de moto?

Te aguardamos por lá!

Deixe um comentário