Qual a melhor roupa de chuva para motoqueiro? Veja como escolher

Andar de moto no clima chuvoso pode ser um problema, afinal de contas, as roupas e os sapatos molhados geram desconforto e até problemas de saúde. Escolher qual a melhor roupa de chuva para motoqueiro não é difícil, basta levar alguns critérios em consideração!

O mercado conta com diversas opções de roupas impermeáveis e capas de chuva específicas para motociclistas. Para que a escolha da melhor opção não vire um problema para você, preparamos um guia simples que vai facilitar a sua vida!

Porque investir em uma roupa de chuva específica para motoqueiro?

O maior e principal motivo está na segurança. Assim como os médicos e profissionais de saúde contam com o uso de jalecos e outros equipamentos de proteção, a capa de chuva dos motoqueiros também pode ser considerada um EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Esses acessórios mantêm os pilotos secos mesmo nos dias mais chuvosos e ainda evitam doenças relacionadas a exposição do frio e do vento.

Existem diversos tipos de capas no mercado, desde as mais simples até as mais completas, mas, todas têm o mesmo objetivo: evitar que o motoqueiro se molhe e consequentemente se distraia enquanto está pilotando.

As capas de chuva destinadas exclusivamente aos motoqueiros são produzidas em materiais impermeáveis, como o PVC. Alguns modelos, no entanto, são revestidos internamente com malha em poliéster, essa medida garante ainda mais proteção e conforto.

Por serem produzidas em materiais de alta resistência, essas capas são muito mais difíceis de serem furadas ou rasgadas ao longo do uso. Se quiser uma proteção completa e eficiente, opte sempre por conjuntos de calças e casaco de manga comprida ou macacão.

capa de chuva

Quais são os materiais das capas de chuva?

O mercado conta atualmente com uma grande variedade de produtos, tanto em relação a modelos, quanto em materiais. Para que você não tenha dúvidas, veja alguns dos modelos mais utilizados pelos motoqueiros!

Capa de chuva de Nylon

Esse é o material mais comum e mais utilizado pelos motoqueiros. O nylon é um material leve e altamente impermeável, ou seja, em contato com a chuva, os materiais fabricados de nylon não absorvem água e não molham a roupa e nem o corpo do motociclista.

Essas capas são leves, ocupam menos espaço no bagageiro da moto ou na mochila e ainda conseguem ser muito mais práticas!

Para que a sua capa tenha uma durabilidade muito maior, é importante ter alguns cuidados após o seu uso. Não deixe a capa secando no sol durante muito tempo, isso pode ressecar o nylon. Outra dica é, nunca guarde a capa úmida ou molhada, assim, não corre o risco de criar mofos e ácaros.

Roupa de chuva de PVC

O PVC é um material altamente resistente e impermeável, já que é bem mais grosso e encorpado que o Nylon. Para os motoboys, que trabalham o dia inteiro em cima da moto, as capas produzidas neste material são mais indicadas, já que protegem muito da chuva.

As capas fabricadas em PVC possuem uma vida útil longeva, podendo durar por anos e anos. Porém elas contam com uma desvantagem, uma vez que, o PVC é mais grosso que o Nylon. Esse tipo de capa é mais pesado e esquenta bastante, o que para muitos, pode ser um problema.

Mesmo sendo altamente resistente, o cuidado com essa capa deve ser similar aos de Nylon, evite deixar muito tempo em exposição ao sol e em hipótese alguma guarde a sua capa molhada.

Dica extra

Evite usar capas ou roupas produzidas em couro ou materiais sintéticos que imitam couro. As roupa nesse material em contato com a chuva absorvem muita água, ou seja, não é impermeável, o que faz com que fiquem muito mais pesadas e atrapalhem o desempenho do motoqueiro.

material

Conjuntos e macacões: peças super procuradas

Os conjuntos de calças e casaco são os mais procurados pelos motociclistas, já que são bem mais fáceis de colocar e retirar, além de serem bastante confortáveis.

As calças são compridas e contam com uma barra, similar as calças de moletom, que garantem um caimento adequado ao corpo e evita que a água da chuva molhe a perna ou roupa do motoqueiro.

Os casacos impermeáveis que compõem o conjunto contam com fechamento frontal, zíper e uma proteção extra em velcro, que evita que a água molhe o zíper e a roupa que está por baixo da capa.

O outro modelo de capa que pode ser encontrado no mercado é o macacão. Esse modelo é o mais tradicional e protege completamente o ciclista. Por ser uma peça inteira, pode ser um pouco mais complicado na hora de tirar e colocar.

capa de chuva e luvas

Então, na hora de escolher e fazer a sua compra é muito importante levar em consideração alguns pontos como conforto, praticidade, tamanho e peso. Se você quiser se proteger mais ainda, apostar também em uma bota pode ser uma ótima opção.

Gostou das dicas? Agora vai ficar muito fácil escolher a capa de chuva que melhor se adapta às suas necessidades. Aproveite para ler o nosso post sobre luvas impermeáveis e fique ainda mais protegido e seguro.

compartilhar este post com os seus amigos motociclistas e facilite a escolha deles também.

Até o próximo post!

Deixe um comentário