Como limpar a viseira do capacete: passo a passo muito prático!

Quem é amante de motos, sabe que é importante a manutenção correta dos equipamentos que ajudam na pilotagem, não é? E com o capacete isso é ainda mais importante, pois ele é imprescindível para a segurança do piloto. Mas você sabe como limpar a viseira do capacete?

Conhecer a forma correta de se fazer isso é essencial, visto que esse acessório precisa oferecer sempre a melhor para quem o usa, tanto em quesitos estéticos quanto funcionais, já que ter um item que proporcione visão limitada pode ser muito perigoso!

Pode parecer algo difícil garantir uma viseira limpa e sem riscos, mas não é. Hoje, você vai conferir aqui no blog da Sacramento um passo a passo super simples para limpar essa parte do capacete, sem comprometer a visibilidade. Vamos lá!

Limpando a viseira: faça do jeito certo!

Como já dito, não é muito difícil fazer a higienização dessa parte tão essencial que protege o rosto e os olhos do motociclista, mas é preciso ter alguns cuidados para que haja conforto e durabilidade da peça, visando não atrapalhar a visibilidade da estrada e de outros fatores que podem interferir em uma pilotagem segura.

Afinal, é muito desconfortável querer curtir a sua viagem de modo eficaz e completo se tem riscos ou manchas atrapalhando a visão, não é? Por isso, a limpeza é extremamente necessária!

pessoal limpando viseira de capacete

Para isso, existem algumas boas práticas que você pode fazer, em casa mesmo, sem maiores dificuldades, com todos os capacetes que tiver por aí de modo fácil e rápido, sem tomar muito tempo do seu dia. Confira nosso passo a passo:

1. Separe os materiais necessários

Para a limpeza, opte por um pano de algodão preferencialmente, pois são mais macios e não riscam. Se preferir algo próprio para essa higienização, invista em flanelas que são adequadas para esses equipamentos.

Pegue um sabão ou detergente que seja neutro, esses são ideais porque não são agressivos ao material do acessório. Mas também existem outros produtos para cuidados do capacete que não contêm álcool e nenhum outro material abrasivo.

Separe, também, outra flanela ou pano para secar, mas caso não tenha pode pegar papel toalha – ele não vai riscar a superfície, não se preocupe!

2. Retire a viseira do capacete

Fazer isso é muito importante para uma limpeza perfeita, por isso, não pule essa etapa, mesmo que ela possa ser um pouco mais trabalhosa! Depois de lavar bem as mãos, para não deixar mais gordura e sujeira acumuladas na superfície, retire cuidadosamente a viseira.

Geralmente, essa peça é colocada por pressão e encaixe, então puxe devagar, olhando sempre o modo certo para não correr o risco de trincá-la ou estragar o pedaço de encaixe e ter que arcar com custos de conserto.

É importante removê-la para que não molhe outras partes do capacete, como o forro, e acabar estragando-as posteriormente por causa da umidade e manuseio incorreto.

3. Esfregar com cuidado

Vai lavar a viseira em torneira ou com potes cheios de água? Então, aproveite e já deixe tudo por perto para otimizar o trabalho.

Molhe-a um pouco para fazer espuma, com a ponta do dedo ou com o pano ou flanela que você separou e esfregue com muita cautela. Essa etapa deve ser feita com bastante delicadeza, só com o pano ou os dedos para não riscar. Não use, jamais, a unha ou outro objeto para tirar algumas sujeiras que podem ficar presas, ok?!

4. Enxágue bem

Com água corrente, enxágue completamente para que não fique nenhum vestígio de sabão e espuma, despejando água em poucas quantidades e utilizando os dedos para continuar esfregando até alcançar todas as partes.

Além disso, fazendo isso, é possível visualizar se a sua limpeza foi efetiva; caso contrário, repita o processo com o detergente ou produto que escolheu, mas, lembre-se, com cuidado!

5. Secar completamente

Você pode pensar “preciso mesmo secar manualmente? Não pode ser uma secagem natural?”, e a resposta é: não! É importante enxugar corretamente a viseira para que não fique água acumulada nela, que pode causar manchas, se em grande quantidade, e aparecer aquelas marcas de bolhas que atrapalham muito a visão.

Pegue o papel toalha ou o tecido que escolheu para secar e passe com cuidado, até ver que tudo está bem brilhoso e sem nenhuma marca!

6. Passe produtos próprios para finalizar

Existem alguns sprays que você pode borrifar ao final da limpeza para garantir a boa aparência e higiene por vários dias, como antiaembaçantes, ideais para evitar aquela “névoa” que tira toda a visão da estrada. Mais uma vantagem desse item é que ele pode ser usado em ambos os lados da viseira.

Além disso, há produtos que são repelentes de água! Naqueles dias de chuva intensa que você precisa sair de moto porque não tem outra opção de veículo, ou que estavam tranquilos e ensolarados, mas depois o tempo virou, esse líquido “milagroso” é incrível!

Basta algumas borrifadas e pronto! Mesmo com chuva torrencial, sua visibilidade continuará excelente. Esses produtos, também, garantem proteção a longo prazo, de até 30 dias, então você não precisa se preocupar em usá-lo várias vezes na semana.

Não é tão difícil, viu? Basta paciência e muito cuidado para deixar a sua viseira sempre com cara de nova. Teste e depois venha contar para nós como foi!

E para outros conteúdos sobre motos, viagens, acessórios e muito mais, não deixe de acompanhar o blog da Sacramento semanalmente. Até a próxima acelerada!

Deixe um comentário