O que é pinlock? Conheça o acessório muito útil para pilotar!

Quem é apaixonado por motocicletas sabe que quanto mais itens para segurança usar, melhor será a pilotagem, evitando muitos acidentes. E você sabe o que é pinlock? Esse item é útil justamente para evitar que algo prejudique o motociclista, fazendo-o cair.

Aqui na Sacramento informamos sempre que segurança é essencial, certo? E com esse acessório, as suas pilotagens a passeio ou a trabalho serão muito mais práticas e cômodas.

Se você é um piloto de carteirinha e não tem esse item ou não conhece suas características e para que ele serve, então deve ficar ligado neste post. A Sacramento vai te apresentar esse artigo que pode fazer muito diferença na hora da pilotagem. Acelere com a gente!

homem colocando capacete

Pinlock: o que é, para que serve e como usar

Em linhas gerais, o pinlock é uma lente que não embaça que é colocada na parte interna da viseira do capacete. Em dias de chuva e frio, principalmente, é sempre comum que o compartimento transparente do capacete acabe embaçando por conta da respiração do motociclista e das diferenças de temperatura, o que pode ser muito prejudicial!

Pense que está descendo uma serra em alguma viagem, por exemplo, e começa a chover, algo bem comum nesses terrenos: se a sua visão ficar prejudicada, você estará em grande perigo, visto que acidentes podem acontecer pela visibilidade limitada.

Esse acessório serve justamente para evitar que você não enxergue a estrada, o que resultaria em uma queda. E é tão prático e versátil que não vai parecer que você tem dois materiais entre o externo e os seus olhos.

O pinlock é tão útil e necessário que, para pilotos profissionais, é imprescindível tê-lo como parte do equipamento. Há capacetes que já vem de fábrica com essa parte, mas a maioria não têm.

Além disso, qualquer que seja o tipo de viseira que você use, cristal, fumê ou espelhada, esse produto é indispensável!

Mesmo que você adquira um capacete que não possui essa proteção extra, esse equipamento é muito fácil de comprar e instalar. Quer saber como? Então, continue lendo!

capacete preto e branco

Como instalar pinlock na viseira

Quando for adquirir esse acessório, não deixe de conferir se não existe um específico para o modelo do seu capacete. Alguns são fabricados especialmente por tipos. Entretanto, se não houver, é perfeitamente possível adquirir um universal que dá certo em qualquer viseira.

Com o modelo certo em mãos, é só seguir este passo a passo:

  • Deixe a viseira bem limpa para que não haja nada atrapalhando a visibilidade – não sabe como? Confira nosso post e aprenda a limpar a viseira;
  • Depois de seca, posicione o pinlock corretamente atrás da viseira – use luvas para evitar manchas;
  • Retire o primeiro plástico de vedação, posicionando-o de modo que fique mais centralizado para não “atrapalhar” o campo de visão se você mexer a cabeça e os olhos em algum momento;
  • Cole o equipamento suavemente e, na sequência, retire a outra parte do plástico que o envolve;

Pronto, nada de visão embaçada mais! Sua higienização é a mesma de uma viseira comum, só tome cuidado para não deixar restos de sabão. Ah, outra observação importante: geralmente, os modelos universais possuem uma leve curvatura na parte de cima e embaixo um pequeno “v” que segue o contorno da parte inferior da viseira, o que te ajuda a encaixá-los corretamente.

Há pessoas que reclamam que, mesmo com esse acessório, o capacete continua embaçando. Se isso acontecer é porque, provavelmente, foi feita uma instalação incorreta, então é bom sempre ter cuidado na hora de colocar.

reflexo no capacete

Cuide de seu bem-estar: segurança sempre!

É comum que nem todos os pilotos achem que todos os equipamentos de segurança são necessários, principalmente algo tão “pequeno” como um simples pinlock. Mas é nesse ponto que estão enganados!

Em qualquer aspecto da vida, os acessórios existem para facilitar o dia a dia e prevenir certos acontecimentos. Quando se está no comando de um veículo de transporte, principalmente das motos, a segurança nunca é demais.

Esse item pode até parecer simples demais, mas em dias de tempos instáveis, o seu pilotar ficará muito mais confortável e seguro.

Qualquer que seja o modelo de seu capacete, não deixe de instalar esse item que ajudará grandemente na hora de visualizar bem o caminho. Como já dito e explicado, sua instalação é simples e não toma muito tempo.

Sem falar que é um artigo que tem muita durabilidade, portanto trocas corriqueiras não serão necessárias se você mantiver a manutenção e o cuidado em dia com o seu capacete. Investir em bem-estar e saúde nunca é demais, assim como investir no seu hobbie ou instrumento de trabalho, certo?

moto na pista

Você já conhecia esse produto? Usa? O que acha dele? A grande maioria, senão todos, dos atletas e competidores profissionais usam e aprovam. Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários!

Para ficar sabendo de mais itens para você e sua moto, trajetos para percorrer e muito mais, não deixe de acompanhar nosso blog semanalmente. Sempre há conteúdo completo e muito necessário para os motociclistas. Até!

Deixe um comentário