Top 5 melhores capacetes articulados: conheça as marcas!

Toda pessoa que anda de moto, seja por esporte ou como meio de locomoção, sabe ou pelo menos deveria saber o quanto os capacetes são importantes, já que além de proteger também podem evitar acidentes graves.

Atualmente existem vários modelos disponíveis no mercado e isso pode acabar dificultando a compra pela variedade de opções. Conheça quais são os melhores capacetes articulados e saiba qual o seu diferencial em relação aos outros tipos.

Além de seguro, o capacete ideal precisa ser confortável para o piloto, principalmente para os que passam muitas horas sobre as duas rodas de uma moto. Ele não pode ser muito pesado, mas ao mesmo tempo precisa ser fabricado com materiais resistentes, além de não atrapalhar a visão do piloto.

Alguns estudos mostram que usar o capacete pode não só prevenir, como também reduzir em pelo menos 65% os riscos de traumatismo de face e em 69% de traumatismo craniano em caso de acidentes, por isso o seu uso é tão importante.

De acordo com o CTB (Código Brasileiro de Trânsito) o seu uso é obrigatório, tanto para o motorista quanto para o passageiro que vai na garupa da moto.

Não usá-lo gera multa de R$293,47, que pode até não ser considerado um valor tão alto para alguns condutores, entretanto existem outras consequências como 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que é considerado uma infração gravíssima, além da apreensão da habilitação.

capacete articulado

O que é um capacete articulado?

O capacete articulado ou escamoteável, também conhecido popularmente como capacete Robocop, em referência ao policial cyborg que fez sucesso nos cinemas, é a junção do modelo fechado com o aberto em um só produto. Ele tem a mesma segurança do modelo fechado e ao mesmo tempo mantém a praticidade da versão aberta.

Podemos dizer que a versão escamoteável é uma das mais versáteis disponíveis no mercado e isso está totalmente atrelado às suas características, já que conta com uma proteção de queixo, as famosas queixeiras, que pode ser usada ou não. Esse modelo dispõe também de uma viseira ampla.

A articulação do capacete permite ao motoqueiro escolher se prefere andar com a queixeira aberta ou fechada, justamente por isso é possível ter uma maior ventilação. Outra vantagem é que este modelo é ótimo para quem usa óculos de grau ou gosta de pilotar com óculos escuros, inclusive o campo de visão dele é bem maior que de outros modelos, possibilitando um maior conforto ao piloto.

Se você usa óculos e quer saber um pouco mais sobre os capacetes mais indicados e recomendados, temos um post aqui no blog sobre o assunto que você pode se interessar!

Uma das principais características para quem opta por fazer uso desse tipo de capacete é a flexibilidade e possibilidade de não precisar tirá-lo da cabeça para falar ou dar uma informação, já que é só levantar a parte inferior do casco.

O modelo escamoteável é mais indicado para qual situação?

Lembra que falamos sobre a versatilidade desse tipo de proteção? Pois é, por ser um modelo híbrido entre as versões abertas e fechadas, ele pode ser usado para pilotagem on road tanto na cidade, quanto em estradas.

Mesmo sendo considerado bastante seguro, é muito importante que o motoqueiro não abuse da sorte e não pilote a moto em alta velocidade para evitar o risco de acidentes tanto para ele quanto para outros motoristas e até pedestres.

Além da situação mais indicada para cada tipo de capacete, como o escamoteável, outra dúvida bastante comum é a respeito da escolha do tamanho ideal.

capacete escamoteavel

Top 5 capacetes articulados

Agora que você já sabe da importância do uso deste equipamento de segurança e o que o diferencia de outros modelos, vamos ao nosso Top 5 de melhores marcas de articulados.

1 – Schuberth

A marca Schuberth é uma marca Alemã e que acabou de aterrissar em solo Brasileiro. Mesmo ainda sendo novidade em nosso país, os capacetes da marca são conhecidos mundialmente pela sua resistência e altíssima qualidade.

Os modelos articulados são super leves e totalmente silenciosos, fabricados com resina e fibra de vidro, o que garante a resistência dos cascos. Outra característica é a combinação dos sistemas ThermoCool e COOLMAX nos forros internos, garantindo uma alta absorção e retirada da umidade.

capacete schubert articulado

2 – SHOEI

A Shoei é uma empresa japonesa e foi uma das primeiras do país a investir na fabricação de equipamentos para moto. A Shoei inclusive é bastante conhecida no Brasil por ser a fabricante dos capacetes usados por Ayrton Senna.

Os modelos articulados da marca são super resistentes e alguns modelos contam com composição em ano inoxidável, o que garante uma maior segurança. Outras características dos capacetes são a presença de sistema anti neblina, proteção UV, saída de respiração que evita que a viseira embace e o forro totalmente removível e lavável.

3 – LS2

A LS2 é uma marca Espanhola, bastante conhecida no segmento, inclusive é patrocinadora de competições e de pilotos no mundo inteiro. Uma das maiores características dos produtos da marca são os grafismos realistas em conjunto com o design arrojado dos modelos.

A marca está sempre em busca de inovação e qualidade e isso pode ser percebido não só nas cores dos capacetes com opções básicas como o preto e até mais modernas como o rosa ou o laranja, como também na viseira solar interna, proteção UV, casco ventilado e muito mais!

4 – Shark

A Shark é uma empresa francesa criada em 1986. Os modelos escamoteáveis da marca tem um altíssimo nível de acabamento para que a segurança do usuário seja maior e a sua durabilidade também.

São modelos compactos e que contam com aprimoramentos de aerodinâmica para que a estabilidade ao longo da pilotagem seja perfeita. Além disso, contam com queixeira com trava metálica no estilo “flip”, sistema de ventilação e ABS multi-elemento.

5 – Norisk

A Norisk é uma marca criada em 2010 no Brasil com o objetivo de atender as maiores e principais necessidades dos motoqueiros no país. A marca conta com uma grande variedade de capacetes, principalmente os escamoteáveis.

Por ter uma grande preocupação com os usuários, as opções articuladas unem resistência, conforto e muita leveza. Alguns dos modelos escamoteáveis disponíveis no mercado são o Route que tem forração hipoalergênica e o Darth com sistema de fecho micrométrico.

Com o nosso Top 5 de melhores marcas de capacetes articulados a sua busca por um equipamento de segurança deste tipo será muito mais fácil e certeira. Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre proteção de motociclista e quais os 7 itens indispensáveis. Fique por dentro do Blog da Sacramento, as melhores tendências, dicas e informações para motociclistas estão aqui!

Deixe um comentário