Proteção para motociclistas: conheça 7 equipamentos essenciais!

São inúmeros os motivos para alguém optar pelas motocicletas como meio de locomoção. Maior liberdade, praticidade e preços mais em conta são alguns deles de uma forma geral. E por isso, contam com razões ainda maiores para se investir em equipamentos de proteção para motociclistas.

Se você está por aqui, provavelmente já pilota ou está interessado em conhecer mais desse universo. Um ponto a se destacar é que os motociclistas são vítimas de grande parte dos acidentes de trânsito e muitos, com o tempo, passam a perceber e a sentir alguns desconfortos ao exercer essa função.

Pensando na importância que é garantir a sua segurança no dia a dia enquanto motociclista, a equipe Sacramento desenvolveu este post para você conhecer melhor alguns equipamentos de proteção básicos e garantir uma tranquilidade maior durante o seu percurso diário.

Depois daqui, você poderá pilotar com muito mais liberdade e conforto por saber que estará usando os equipamentos necessários para a sua segurança nas pistas. Vamos lá?!

motociclista em moto grande

Equipamentos básicos de proteção para motociclistas em todas as pistas

Para ser um piloto de moto, é preciso, no mínimo, gostar de aventuras. Até mesmo para os motoqueiros urbanos, o uso diário da moto implica em exposições a riscos que vão do moderado ao grave. Acidentes de moto já costumam estampar diversas manchetes nacionais e, quase sempre, resultam em lesões e estados críticos de saúde.

Os equipamentos de proteção são os responsáveis por reduzir esse impacto e aumentar a chance do motoqueiro de se preservar e impedir danos ainda maiores.

Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, um capacete pode reduzir em até 70% o risco de morte em um acidente com moto. Somente usar o capacete não resolve, é preciso escolher o capacete certo, regularizado pelo INMETRO e com o tamanho ideal ao seu biotipo.

Cada tipo de motociclista precisará de mais ou menos proteção por parte dos equipamentos: um piloto de motocross, por exemplo, possui necessidades diferentes de um entregador, bem como um motociclista urbano que utiliza a sua moto somente a passeio.

De acordo com a Lei Federal nº 12.009, de 29 de Julho de 2009, o motofretista possui algumas indicações ainda mais específicas, como o uso de coletes de segurança e protetores de pernas.

No trânsito, todo o cuidado é pouco quando se está de moto e, como você pode perceber, os equipamentos de proteção para motociclistas são imprescindíveis para quem deseja pilotar em segurança!

motocicleta parada na estrada

Abaixo criamos uma lista com equipamentos e especificações que você não pode deixar de usar se quiser continuar pilotando por muito mais tempo e usufruindo da liberdade, aventura e segurança, veja só:

  • Capacetes de pilotagem

Esse é o item primordial quando pensamos em proteção para quem pilota motos, certo? A verdade é que os capacetes precisam ser escolhidos com precisão. Incontáveis são os motoristas que compram o acessório pensando somente no design externo.

Ao experimentá-lo, deve-se certificar de que o item está realmente ajustado na cabeça. Você também pode optar por modelos mais claros, que aquecem menos e asseguram uma melhor sinalização na pista aos outros motoristas. Modelos com estofamento ventilado proporcionam um conforto maior, melhorando a experiência de uso.

Quer saber como escolher capacete? Confira o conteúdo completo da Sacramento e aprenda a encontrar o tamanho ideal do acessório!

Escolha o seu capacete com destreza, afinal, é ele que, em qualquer acidente, cumprirá a função de proteger uma das partes mais importantes para um funcionamento saudável do corpo, a cabeça. Não se esqueça de manter a viseira sempre abaixada – opte pelas amplas para ter um maior alcance da visão lateral!

  • Calçados adequados

Nós entendemos que, na correria do dia a dia e até mesmo pensando em uma comodidade, as sandálias e os chinelos acabam sendo os calçados mais escolhidos. Porém, uma das primeiras partes do corpo afetadas em um acidente são os pés e calcanhares, por isso, esses modelos não devem ser usados para pilotar.

Além de resultar em multa e quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), pilotar de chinelo não confere estabilidade para o motociclista, isso significa que, em uma situação que pede agilidade, o motoqueiro pode ficar na mão e sofrer sérias consequências.

O mesmo acontece com sandálias abertas de correia, as quais podem facilmente se enroscar ao apoio de pé até nas mais simples situações, como no momento da espera de abertura do semáforo.

Se você trabalhar pilotando motos, com fretes e entregas, existem inúmeras botas disponíveis no mercado com formatos específicos que protegem os tornozelos e proporcionam mais firmeza na hora da condução – vale a pena o investimento.

As botas são calçados de segurança importantíssimo para você prevenir queimaduras, fraturas e lesões, você não vai querer passar por isso, um bom piloto está sempre prevenido!

bota de motociclista

  • Mão protegidas: luvas adequadas

Umas das nossas primeiras reações instintivas em uma situação de perigo é usar as mãos para se proteger. Você já passou por isso? É por isso que as luvas não são só normativos visuais, elas são imprescindíveis para proteger as mãos de lesões e queimaduras em caso de quedas.

Ignorado pela maioria dos pilotos, esses acessórios protegem os músculos, os ossos e a derme de dilacerações, ralados, picadas de inseto e até exposições naturais, como ao Sol e à chuva.

A mão é uma das principais partes do corpo humano e por isso precisam de tamanha atenção! Em um dia chuvoso, uma luva térmica e antiderrapante protege as mãos do frio e também evita com que ela escorregue – essencial já que é preciso estar sempre livre e atento para acelerar, desacelerar ou apertar o freio!

Ventos frios e chuva também devem ser evitados, pois, diariamente, eles prejudicam os membros superiores, fazendo com que você perca a sensibilidade neles. Para isso, contar com os melhores modelos de luvas impermeáveis é essencial. Descubra quais são aqui no nosso blog!

  •  Balaclava e Pescoceira, você conhece?

A balaclava é um daqueles gorros que, a princípio, parecem estranhos, mas se trata de um acessório muito funcional para quem anda de moto. É como uma máscara super ajustada que percorre da cabeça ao pescoço.

Sua função é simples, mas extremamente importante: proteção contra o frio e também a qualquer objeto cortante que possa estar no ar, como linhas de pipa com cerol.

  • Protetor de coluna

Esse item é muito precioso. Afinal, qual motociclista nunca reclamou de dor na coluna após horas no trânsito semanalmente? Ou pilotos esportivos que praticam por horas e horas, além de enfrentar competições intensas.

Seja nas pistas das cidades ou dos circuitos, é importante estar sempre preparado. Em um acidente, uma das áreas mais comprometedoras para um ser humano é a região das vértebras, você concorda?

O protetor de coluna é pouco utilizado mas deveria ser campeão de vendas. O seu formato não compromete a flexibilidade e permite que você consiga se movimentar normalmente em cima do veículo, porém, como é feito de um material plástico muito resistente, ele garante a sua proteção em casos de queda e ainda dá um auxílio à postura!

  • Jaqueta: você vai querer uma

Sim! As roupas também são equipamentos de segurança para um motociclista, sobretudo para os que trabalham dia e noite pilotando. Elas protegem o corpo não só de ferimentos, mas também da chuva e das queimaduras do Sol. As jaquetas de cordura ou couro são as mais resistentes e impermeáveis.

Mesmo em épocas frias, para manter a temperatura do corpo ideal, procure por jaquetas com sistema de ventilação, pois proporcionam maior conforto térmico. E aposte nas impermeáveis, elas vão absorver toda a água em dias chuvosos. Uma queda pode ser bem menos prejudicial à derme se você estiver portando uma jaqueta resistente, motoqueiro!

Antes de comprar, observe se a peça possui reforço nas costuras de áreas mais sensíveis, como cotovelos, costas, ombros. Assim, você mantém em segurança o seu tronco e seus braços.

  • Equipamentos para competição: segurança no cross

Quando o assunto é competição, motocross e outros esportes que envolvem motocicletas, a necessidade de segurança é ainda maior. Com efeito, essas práticas envolvem uma periculosidade grande e, por isso, o corpo precisa estar ainda mais revestido e seguro de todo possível impacto.

O colete inflável possui uma tecnologia tão eficaz que se tornou até um projeto de lei: para quem anda a alta velocidade em locais muito desnivelados, a possibilidade de um arremesso pode ser fatal, assim, com um colete inflável, o risco de sequelas graves pode ser reduzido amplamente.

É o mesmo caso dos protetores de pescoço, que, somado aos protetores de coluna, de ombro e ao capacete, reduzem em 70% o risco de morte e protege áreas principais, como coluna cervical, pescoço, tórax e ombro.

A utilização desses equipamentos de plástico e alta resistência não comprometem a mobilidade, pelo contrário, te deixa ainda mais livre para executar uma competição confiante devido à prevenção!

motociclista com capacete na mão

Garantia de qualidade: saiba como escolher

Percebeu como existe uma série de equipamentos para proteção dos motociclistas?

Mesmo não sendo todos eles obrigatórios por lei, para uma condução tranquila e segura, eles deveriam ser itens indispensáveis. É importante estar atento e adquirir capacetes com selos de qualidade, com viseiras resistentes e testadas pelas marcas nas mais diversas situações.

Protetores de ombro, de coluna, de pescoço e cintas abdominais são peças que também precisam ser averiguadas. Antes de escolher qualquer uma, busque por marcas especializadas que desenvolvem itens com tecnologia de segurança garantida e alto padrão de performance e resistência.

Não deixe de pesquisar e experimentar modelos, tamanhos, qualidade das peças de pilotagem, pontos de vendas confiáveis, tudo isso conta e muito na hora de colocar você em primeiro lugar, ok?!

Se você gostou desse post, deixe o seu comentário e compartilhe com a sua rede de amigos, para que a cada dia mais motociclistas consigam se prevenir no trânsito e nas competições!

Deixe um comentário