Aprenda como limpar jaqueta de couro com a Sacramento!

Saiba como limpar jaqueta de couro com as dicas da Sacramento!

Uma das peças mais procuradas por motociclistas que desejam vestir-se de acordo com o estilo sobre duas rodas, é a jaqueta de couro. Com modelagens diversas, aplicações elegantes e proteção comprovada, ela é uma vestimenta sofisticada, que não necessita de muito para deixar o piloto bem-vestido. Contudo, o problema começa quando é preciso limpá-la!

Você sabe como limpar sua jaqueta de couro? É fato que muitas pessoas ficam em dúvida sobre como higienizar a peça e, às vezes, acabam cometendo o equívoco de batê-la na máquina de lavar junto com as demais vestimentas! Se você também compartilha dessa incerteza, nosso post vai te ajudar – e muito!

Continue rolando a página e confira o passo a passo da Sacramento! Nele, você aprende a limpá-la corretamente, mantê-la com aroma agradável, além de conhecer dicas de como deixar o tecido sempre hidratado e pronto para ser usado nas diversas pilotagens por aí!

Passo a passo para limpar jaqueta de couro adequadamente!

A primeira coisa que você precisa entender sobre limpeza de jaquetas de couro é que ela não pode ser feita de acordo com parâmetros tradicionais, ou seja, não podem ser colocadas na máquina de lavar e ser batidas com suas demais peças. Depois disso, você pode estar se perguntando “mas o couro não é uma material durável?”.

Sim, realmente é um dos mais resistentes quando falamos de tecidos. Entretanto, somente com a manutenção adequada é possível manter a sua jaqueta de couro com visual novo e saudável, eliminando possíveis marcas, rachaduras e aspecto embranquecido.

Pense comigo, o couro natural é feito de material orgânico, ou seja, de pele. Você já percebeu como nossos braços e pernas tendem a ficar acinzentados quando não os hidratamos corretamente? Pois é, o mesmo ocorre com as jaquetas de couro que, nesse caso, também precisam de uma hidratação direcionada.

Pensando nisso, nós desenvolvemos um passo a passo super tranquilo que, além de te ensinar a limpar sua peça de forma correta, também ajuda a deixá-la em perfeito estado para uso! Quer conhecê-lo? Veja no próximo tópico!

1 . Elimine a poeira e demais sujeiras

Como é normalmente usada em dias mais frios – apesar de haver muitos motociclistas que não abrem mão mesmo em dias mais quentes – a jaqueta de couro tende a ser guardada no closet ou guarda-roupas por muito tempo. Isso faz com que ela, aos poucos, comece a acumular pó e outros resíduos.

Por isso, o primeiro passo é, com um pano macio úmido em água, fazer a retirada superficial da sujeira. Contudo, não exagere no líquido, pois ele pode fazer com que o couro apodreça com o passar do tempo! Ah, caso existam respingos de barro, por exemplo, você pode passar – delicadamente! – uma escova de dentes para eliminá-los.

2 . Remova manchas com pano úmido

Feito o primeiro passo, agora é o momento de fazer uma limpeza mais profunda! Existem diversos pilotos, que lidam com tipos de sujeira incrustadas nas roupas de couro. Por isso, é importante manter o mesmo cuidado da limpeza superficial e fazer movimentos delicados para a retirada dos resíduos.

Como solução mais prática, vale a pena incluir em uma mistura com água, sabão líquido apropriado para a limpeza desse tipo de tecido, ou até mesmo sabão do tipo neutro. Esse produtos não danificam ou machucam o couro, demonstrando ser a melhor opção para limpar sua jaqueta. Por isso, nada de sabão em pó, tudo bem?

3 . Não esqueça da parte interna da jaqueta

Limpar a jaqueta de couro requer mais do que nos preocuparmos com a higienização externa. Na verdade, assim como botas para pilotagem, a peça merece que a parte interna também receba cuidados apropriados. Afinal de contas, os respingos de barro podem aparecer até mesmo nos lugares mais inusitadas das vestimentas.

Nesse caso, vale a pena usar a mesma solução em água explicada no item anterior e, com ajuda de um pano macio, efetuar movimentos circulares delicados, sem aplicar muita força para que o tecido não seja arranhado. Você também pode usar condicionador de couro para mantê-la reluzente e macia.

4 . Seque-a em local arejado

Secar a sua jaqueta de couro não tem muito mistério. Após feita toda higienização da parte interna e externa da peça, coloque-a sobre um cabide e pendure-a em local arejado. Cuidado para não deixá-la em contato com os raios solares, pois eles podem danificar a peça, causando ressecamento e demais danos.

Esse processo é muito importante, pois ele garantirá que a jaqueta de couro fique livre de microrganismos causadores de mofo e mal cheiro. Por isso, cuide para que a peça receba um ventilação adequada, sem contato com o sol, vento excessivo e chuva!

Você deve estar se questionando, mas e as jaquetas de couro sintético? Bem, diferente dos modelos feitos em pele natural, essa pode ser lavada na máquina automática – contudo, deve ser “batida” em ciclo delicado, próprio para roupas mais finas. Entretanto, é preciso informar que mesmo assim o processo pode danificar o tecido.

Nesse caso, aconselhamos fazer o mesmo processo do couro natural em sua jaqueta sintética. Dessa forma, você não corre riscos de perder a peça e, de quebra, ainda garante uma limpeza que proporcione brilho e maciez!

Como limpar jaqueta de couro mofada?

Até aqui explicamos como você pode limpar a sua jaqueta de couro para mantê-la longe de mofo e demais prejuízos a peça. Mas, e quando ela já está mofada e precisamos retirar esse tipo de sujeira. Bem, nesse caso o passo a passo pode incluir alguns produtos facilmente encontrados em casa, vamos conhecê-los e entender a aplicação?

Sabão líquido

O sabão líquido é um ótimo produto para a limpeza de sua jaqueta! Contudo, ao invés de misturá-lo na água, coloque duas gotinhas em cima da mancha e, com um pano úmido macio, faça movimentos delicados até remover todo o mofo.

Sabão de coco

O sabão de coco é um dos produtos que menos agridem as roupas no momento da lavagem. Usado para limpeza de roupas de bebê, ele é uma opção quando estamos com medo de reações alérgicas. Para usá-lo na retirada do mofo, molhe o pano na água, passe-o no sabão e, após, faça movimentos circulares até tirar a mancha.

Álcool

Caso a opção anterior não dê conta de retirar totalmente o mofo, você também pode diluir um pouco do produto em uma flanela limpa e passá-la delicadamente sobre a mancha. Cuidado para não exagerar na quantidade, pois o álcool causa ressecamento extremo.

Vinagre branco

Não tem álcool em casa, que tal usar vinagre branco? Você pode tanto optar pela opção de maçã quanto a de arroz. Porém, assim como na dica anterior, é preciso usar o produto com parcimônia para que ele não cause ressecamento à peça.

Em todos os casos, o mais importante para eliminar o mofo efetivamente, é deixar a peça secar completamente e um local arejado. Por isso, após fazer o processo de limpeza, sempre coloque a peça em um espaço agradável, com vento na medida certa e longe do contato com raios solares.

Como hidratar jaquetas de couro?

Para fechar a limpeza com chave de ouro, que tal deixar sua jaqueta hidratada? Para eliminar o ressecamento, existem medidas fáceis e muito acessíveis que podem ser usadas sem causar danos ao material. Vaselina líquida, azeite de oliva e óleo de amêndoas são alguns do produtos apropriados e que deixam um brilho incrível à peça.

Vaselina líquida

Para usá-la na hidratação da sua jaqueta de couro basta fazer a aplicação em toda a peça, deixá-la secar em espaço arejado e, após, efetuar a retirada de todo o produto. Para deixá-la realmente hidratada, é importante permanecer com a vaselina por ao menos 30 minutos, dando tempo para que o couro faça a absorção completa.

Azeite de oliva

Da mesma forma, porém com um produto facilmente encontrado em casa, você pode hidratar sua jaqueta de couro aplicando azeite de oliva. Para isso, repita o processo descrito no item anterior, porém deixe-a menos tempo – 20 minutos – com o óleo. Feito isso, retire o excesso.

Óleo de amêndoas

Um dos produtos mais usados para hidratação do couro é o óleo de amêndoas. Graças ao seu poder hidratante, você garante que a peça fique extremamente brilhantes e confortáveis de vestir. Para isso, passe o produto em quantidade considerável, deixe-o agir por 20 minutos e depois retire o excesso.

Hidratante corporal na cor branca

Sabe aquele hidratante baratinho encontrado em qualquer mercado que você for? Bem, ele pode ser uma ótima opção para deixar a sua jaqueta de couro hidratada, além de garantir um aroma muito agradável. Para isso, escolha uma versão em cor branca – pois a cor some com maior facilidade – aplique em todo a vestimenta e deixe secar naturalmente.

Hidratante para peças de couro

Quer fazer a hidratação com um produto especializado? Há inúmeros hidratante para couro disponíveis no mercado, que garantem uma aplicação mais uniforme, longe de risco de descoloração e com capacidade de manter a peça macia e com cheiro agradável. Vale muito a pena!

Agora, já sabe fazer a limpeza e hidratação de maneira correta, é só tirar a jaqueta do armário, limpá-la e sair por aí esbanjando um autêntico estilo sobre a sua moto! Além disso, para completar o look motociclista, é legal incluir peças que combinem, como aquela calça jeans que você tem aí guardada!

Aliás, assim como na sua jaqueta, esse passo a passo e dicas também servem para as luvas de couro! Por isso, aproveite que você está empenhado em manter a sua peça limpa, e retire-as da gaveta para que elas também recebam todo cuidado que merecem!

Gostou da nossa publicação de hoje? Semanalmente, nós da Sacramento, trazemos conteúdos como esse aqui no blog! Continue navegando conosco e conheça muito mais do que preparamos especialmente para você!

Aproveite que você está interessado em vestuários adequados para motociclismo e vem ler nosso post sobre os equipamentos essenciais para rodar com segurança e autenticidade! Te vejo lá no post, tudo bem?

Deixe um comentário