Roupa para andar de moto: o que devo usar? Descomplicamos a questão!

Quem ama o motociclismo mais cedo ou mais tarde acaba se perguntando se está fazendo a escolha certa quando o assunto é a roupa para andar de moto. De início muita gente acaba não dando atenção para isso, mas com o passar do tempo a gente percebe que a roupa certa faz toda a diferença para o nosso conforto e para a segurança da nossa pilotagem.

Você está se fazendo essa pergunta? Então temos uma boa notícia para você: entender qual é a melhor roupa para andar de moto não é nada difícil. Sabendo para que serve cada uma das peças você consegue ter mais clareza do que faz falta no seu dia a dia e, consequentemente, consegue fazer as melhores compras.

Por isso, criamos esse post que vai te ajudar! Siga a leitura e veja quais são os itens essenciais no guarda-roupas dos amantes do motociclismo, para que eles servem e, também, a resposta para uma pergunta bastante comum: posso usar bermuda para andar de moto? Dá uma olhada:

5 peças essenciais quando o assunto é roupa para andar de moto

As roupas de pilotagem são feitas levando em consideração as maiores necessidades dos motociclistas e têm dois fatores principais em foco: o conforto e a segurança. Por isso, são feitas escolhendo os melhores formatos e os melhores materiais para proteger os pilotos da cabeça aos pés. São elas:

1. Jaqueta de Motociclismo

Imagem de homem com uma jaqueta

As jaquetas são as peças mais memoráveis do guarda-roupa de motociclistas. Existe até mesmo quem chame as jaquetas de couro de “jaquetas motociclista”. Entretanto, os modelos de couro não são a única opção que existe. Na verdade, é possível encontrar a peça em diferentes materiais, dependendo das necessidades do piloto.

No geral, a principal função da jaqueta é proteger o tronco, os braços e o peito do motociclista contra o vento forte, principalmente quando estiver nas estradas. Além disso, é um equipamento de proteção em caso de quedas, que pode evitar arranhões.

E engana-se quem pensa que a jaqueta é feita para ser usada apenas nos dias frios! Os modelos feitos especialmente para o motociclismo proporcionam conforto térmico em diferentes condições de clima, garantindo o aquecimento no frio e a ventilação no calor. Alguns modelos contam até mesmo com membranas impermeáveis, que protegem contra a chuva. Por isso, você pode ter certeza que usará a jaqueta sempre, independente do clima!

Se você pilota na cidade, os modelos de Jaqueta Street são uma ótima opção. Eles oferecem uma proteção moderada, proporcional com o que esse ambiente precisa, e saem na frente no quesito estilo, pois são feitas de forma que pode ser usada no seu dia a dia, seja em cima da moto ou não. É um verdadeiro adicional ao seu guarda-roupas: você usa tanto para pilotar quanto para viver os outros momentos da sua rotina com muito estilo.

Por outro lado, se você pilota mais nas estradas, principalmente para viajar grandes distâncias, a nossa recomendação é as Jaquetas Touring. Elas são construídas pensando nesse estilo de pilotagem e, por isso, contam com uma proteção maior que as de modelo Street, visto que nas estradas as velocidades de pilotagem são muito mais altas.

2. Calças para pilotagem

Imagem mostrando uma calça em uma pessoa sentada na moto.

Parecida com a jaqueta, a calça também cumpre a função de proporcionar uma pilotagem confortável, com a liberdade de movimentação necessária para lidar com a motocicleta, além de ser feita com materiais que evitam que você fique “escapando” ou escorregando do banco de pilotagem. Também tem a função de proteção em caso de acidentes, por isso é feita com materiais mais resistentes aos rasgos e ao calor, e conta com forrações extras em áreas estratégicas, como nos joelhos e nas canelas.

Aqui, vale o mesmo princípio das jaquetas. Se você costuma pilotar exclusivamente no ambiente urbano, as Calças Street são a opção perfeita por serem construídas pensando nas necessidades desse ambiente. Os melhores modelos vão contar com um visual bacana, proteção impermeável para os dias de chuva, proteção térmica e reforço nessas áreas estratégicas. Para as mulheres, existem até mesmo modelos de calças leggings que são construídas para atender essas necessidades. Elas trazem conforto e segurança sem deixar o estilo de lado!

“E a calça jeans, posso usar?”. A resposta é sim! Mas saiba que os modelos comuns, normalmente, não oferecem proteção alguma em caso de acidentes. Por isso, foram criados modelos de Calças Jeans para Motociclistas que possuem todos os upgrades necessários. Nelas, é possível encontrar construções mais robustas feitas em diferentes camadas de jeans e de Kevlar, o tecido que garante proteção contra abrasão, além dos reforços necessários nos joelhos e em outras áreas.

Se quiser entender mais sobre essa peça, você pode conferir a leitura de nosso outro post aqui no blog: Calça jeans para motociclista, será que protege mesmo?

Agora, se o que você curte mesmo é ganhar as autoestradas em cima de duas rodas, os modelos de Calça Touring são feitos pensando em você. Essas peças normalmente contam com proteção reforçada em todas as áreas, já que são feitas para serem usadas por longos períodos e em alta velocidade. Contam também com um número maior de bolsos, para você não depender apenas das bolsas e do bagageiro para carregar tudo o que você precisa em uma viagem.

3. Segunda pele

Você provavelmente não tinha essa peça em mente, não é mesmo? Pois então pode anotar: a segunda pele é outra peça de roupa para andar de moto que não pode ficar de fora da sua lista!

Como o próprio nome “segunda pele” sugere, ela é uma camada que recobre boa parte do seu corpo e redobra os níveis de proteção. Elas são tão confortáveis que dá até para esquecer que você está usando uma dessas! Mas não se engane, a segunda pele faz uma grande diferença: ela vai evitar que seu corpo fique em atrito com algumas peças que podem gerar incômodos após algum tempo, além de adicionar ainda mais proteção térmica, tanto no frio quanto no calor.

Existem diferentes modelos da peça. Desde macacões que recobrem quase todo o corpo, até peças especiais para cada parte do corpo, como a calça, a blusas e a balaclava segunda pele.

4. Luvas

Imagem de um homem com luvas pretas.

Fora do universo do motociclismo, pode ser que as luvas sirvam apenas para proteger as mãos do frio. Mas, nessa altura do post, você já deve imaginar que as luvas de pilotagem são muito mais do que isso, não é mesmo?

Pense bem: em caso de quedas, as mãos são normalmente a primeira parte do corpo que entrará em contato com o chão. Por isso, é natural queremos uma proteção reforçada nela, concorda? Sabemos que ninguém quer pensar em quedas – e desejamos que realmente ninguém precise passar por isso – mas se resguardar nunca é demais!

Pensando nisso, as luvas para motociclismo são feitas com proteções de respeito nas palmas, dorsos, entre os dedos e nos punhos. Além do quesito proteção, elas adicionam pontos para a usabilidade e a facilidade na pilotagem. Com uma luva, você evita que o suor te atrapalhe no manejo do guidão e tem a melhor aderência possível.

Na hora de escolher a sua, você irá se deparar com diferentes opções: de cano curto, cano longo, meio dedo, ventilada… Se precisar de ajuda para escolher, leia o nosso post “Dica: qual é a melhor luva impermeável para motociclista“.

5. Botas de pilotagem

Imagem de uma pessoa amarrando sua bota.

E, por fim, a proteção para os pés. Esse é um item que muita gente pensa quando vai fazer suas compras de roupas para andar de moto, mas é sempre bom lembrar da sua importância.

As botas de motociclismo são feitas com materiais resistentes, rígidos, que vão garantir a proteção contra torções ou lesões do tipo. Contam com construções fortalecidas na área do calcanhar, do bico do pé, tornozelo e outras partes, além de serem construídas em um formato anatômico que garante o maior conforto possível.

Também são de grande ajuda na pilotagem, pois garantem um controle maior do câmbio e a proteção impermeável para os pés em dias de chuva.

Se você não for muito chegado nas botas ou não vê que uma bota funcionaria em sua rotina, saiba que existem tênis de pilotagem que também conseguem cumprir com esses requisitos. De uma forma mais básica, mas que acaba funcionando também!

Aquela dúvida famosa: é permitido andar de moto de bermuda?

Sim, é permitido pilotar motocicletas de bermudapois não há nada na regulamentação que proíba a peça. Entretanto, a bermuda não chega nem perto de oferecer a proteção que você precisa para andar de moto. Imagine que uma pequena pedra solta na pista atinja sua perna enquanto estiver pilotando em alta velocidade. Com as pernas expostas, sem qualquer camada de proteção, o arranhão pode ser feio!

Por isso, o mais recomendado é deixar a bermuda guardada e sair para pilotar de calça mesmo, ok?

Agora que você já conheceu a lista da Sacramento com as melhores peças de roupa para andar de moto e entendeu a função de cada uma, pilotar com a proteção adequada vai ser rotina, não é mesmo?

E já que estamos falando de pilotagens seguras, não se esqueça de outro cuidado fundamental: o uso de capacetes. Continue aqui em nosso blog conferindo o nosso conteúdo que fala sobre os tipos de capacete aprovados pelo Inmetro e pilote livre de preocupações. Te esperamos lá!

Deixe um comentário