Manutenção de moto: o básico que todo piloto deve fazer frequentemente

Conhecer o básico da manutenção de moto é algo obrigatório para todo proprietário – ainda mais para aqueles que enxergam o veículo com carinho enorme. Afinal, manter esses hábitos frequentes contribuem não apenas para a segurança e performance da motocicleta, como para a sua melhor conservação.
Quando falamos em manutenção, muita gente pode ter a imagem do mecânico trazida à cabeça, mas não é bem assim. Os cuidados básicos são feitos pelo proprietário mesmo e é de sua responsabilidade conhecê-los para conservar a moto da melhor maneira. Logo, se você quer manter seu veículo em boas condições por mais tempo, é necessário arregaçar as mangas e se sujar um pouco de vez em quando!
Nesse post, vamos destacar para você os principais cuidados que você deve ter em mente constantemente para cuidar da sua moto, olha só:

5 práticas para fazer sua manutenção de moto sempre em dia

A dica básica é conhecer a fundo o manual do proprietário que veio junto de sua moto. Lá, tem tudo o que você precisa saber sobre seu veículo. Então, resgate-o da gaveta e faça a leitura hoje mesmo. Abaixo, estão as manutenções que você deveria fazer com uma boa frequência:

1. Calibragem dos pneus

Embora muita gente não pense nesse hábito como manutenção, a calibragem dos pneus da moto é sim um passo muito importante para manter o veículo em sua melhor condição! Pilotar com os pneus mal calibrados só poderá oferecer riscos para você e os passageiros que carregar.
Com os pneus bem calibrados, pelo contrário, você só colhe benefícios: o rendimento de combustível melhora, a segurança das pilotagens aumenta e sua direção fica muito mais confortável. Portanto, é sempre bom fazer a calibragem a cada duas semanas, sempre que for ao posto de gasolina abastecer.
A pressão aplicada para cada pneu varia de acordo com o modelo de sua moto e a maneira como vai usá-la. Por exemplo, a calibragem para andar na cidade e na estrada são diferentes, bem como se você pilota sozinho ou carregando passageiros. Por isso, leia o manual!
Se estiver pensando em usar a moto para cair na estrada e viajar, leia também nossas dicas que todo piloto precisa conferir antes da sua primeira viagem de moto.

2. Lubrificação dos cabos

Os cabos do freio, embreagem e acelerador são extremamente importantes para sua moto. Afinal, são eles que permitem ter o controle do veículo nas mãos, dando o poder ao piloto de colocar o veículo em movimento, acelerar ou parar. Agora imagine o perigo se o seu cabo de freio se rompe quando a moto está em movimento – uma catástrofe que você com certeza quer evitar, certo?
Para isso, esses três cabos devem ser sempre checados e lubrificados, pois é natural que com o uso constante da motocicleta eles se ressequem. Essa manutenção de moto é simples: basta garantir o óleo lubrificante específico e aplicá-lo no início do cabo, no manete do guidão. Tenha paciência e cheque se o óleo percorreu toda a extensão do cabo.
Quando começar a sentir a embreagem ficando dura durante suas pilotagens, esse é o alerta para reaplicar a lubrificação!

3. Lubrificação da corrente

lateral de moto com homem mexendo na corrente

Dos componentes da motocicleta, sua corrente é um dos mais importantes para mantê-la em movimento também. Por esse motivo, ela merece atenção quando for fazer a manutenção da sua moto.
A corrente é responsável por transmitir os giros do motor para a roda traseira do veículo e colocá-lo em movimento. Para isso, a corrente fica em contato com componentes da transmissão: a coroa e o pinhão. A lubrificação tem o objetivo de diminuir o atrito que esses componentes metálicos têm entre si, para garantir a sua conservação e bom funcionamento.
Para tanto, é preciso aplicar óleo lubrificante normalmente a cada 400 ou 500 km rodados conforme as instruções da fabricante do veículo. Você precisará limpar a corrente com uma flanela seca e aplicar o novo óleo, podendo contar com o auxílio de uma escova de dentes para espalhá-lo bem em cada elo.

4. Troca de óleo e filtro

moto preta sendo segurada por homem

O óleo da moto é responsável por manter todos os componentes internos do motor lubrificados e em bom funcionamento, evitar seu desgaste e remover sujeiras que podem atrapalhar seu funcionamento. Novamente, o manual do proprietário deverá ser consultado, pois é nele que estará descrita a frequência que a troca de óleo deve ser feita.
Geralmente, a troca de óleo é recomendada para cada 3mil km rodados, mas se você usa a motocicleta com uso intenso, como os motoboys por exemplo, essa troca pode ser feita em um período menor, para evitar transtornos.
Uma dica que muita gente dá é fazer a troca do filtro do óleo nesse período também, pois não adiantará muito trocar o óleo por um novo se o filtro continua cheio de impurezas – dessa forma, logo o óleo novo estará contaminado também.

5. Ajuste dos parafusos

homem limpando moto preta

Uma manutenção de moto que muitos pilotos não têm em mente é a conferência e os ajustes dos parafusos. Essa ação é importante pois com o atrito e as vibrações com a moto em movimento, pode ser que alguns parafusos fiquem mais frouxos e desestabilizem a estrutura.
Ter os parafusos se soltando quando estiver em alta velocidade na rodovia, com certeza, também é algo que qualquer piloto gostaria de evitar. Por isso, você deve conferir o estado dos parafusos da carenagem, das rodas e do suporte em seu veículo com uma boa constância, como uma vez ao mês ou sempre que achar necessário.

Curta a moto e tudo que ela proporciona

Seguindo essas dicas de manutenção de moto, você poderá conservar seu veículo por muito mais tempo e, assim, aproveitar tranquilamente tudo o que ele proporciona. Afinal, qualquer piloto sabe muito bem o quanto as motos são superiores aos carros no que se trata do sentimento de liberdade, adrenalina e controle do veículo.
São esses fatores que, para muita gente, fazem do motociclismo uma paixão. Com uma motocicleta bem cuidada, você pode se juntar aos amigos e curtir todas as experiências incríveis que são vividas sobre duas rodas.
Inclusive, que tal continuar por aqui em nosso blog conferindo as dicas para fazer uma viagem segura no seu rolê de moto no final de semana? Te aguardamos por lá!

Deixe um comentário