Role de moto no fim de semana: dicas para uma viagem segura

Experimente perguntar para quem anda de moto qual a sensação ao dirigir em uma estrada. Provavelmente a grande maioria vai falar sobre a sensação de liberdade. Então se você está em busca disso, fazer um role de moto no fim de semana pode ser uma boa alternativa.

Se você ainda é inexperiente no assunto e não sabe por onde começar, continue a leitura do post, vamos te dar algumas dicas que vão deixar a sua viagem de moto muito mais segura e até mesmo inesquecível!

Toda moto pode pegar a estrada?

A resposta é sim, no entanto, é indispensável estar atento ao seu tipo de moto, já que um automóvel com menos cilindradas fará um esforço muito maior do que uma com mais.

As motos de 125 até 160 cilindradas, como a Honda Bis ou a Scooter, que são modelos populares e muito usados no dia a dia, não conseguem percorrer distâncias tão longas em uma estrada. Por isso, se você tem uma moto dessas, entre 120km/h e 150km/h é o máximo que ela consegue ir sem exigir tanto do motor.

Para motos de tamanhos médios e maiores, como a touring ou bigtrail, 300km/h é uma distância bastante confortável para percorrer na estrada, sem exigir muito do motor e também do motociclista.

motos na estrada

Revisão é essencial!

Antes de mais nada, a primeira coisa que deve ser feita se você planeja cair na estrada com a sua moto é levá-la para fazer uma revisão, afinal de contas, o que você mais quer é aproveitar e curtir a experiência sem correr o risco de ter que interromper a viagem por algum problema mecânico.

Mesmo que a sua motocicleta esteja em perfeitas condições durante o uso diário ou se uma manutenção preventiva foi realizada recentemente, é importante lembrar que na estrada serão percorridas longas distâncias, então não deixe de conferir se os pneus estão calibrados, se o óleo está em dia, se os parafusos estão bem apertados e também outros componentes como faróis, retrovisor, seta, entre outros.

Não abre mão das motos esportivas? Então continue a leitura no nosso post sobre dicas básicas de manutenção das motos radicais!

5 dicas para cair na estrada

A revisão já é meio caminho andado para pegar a estrada com segurança, mas para te ajudar ainda mais, confira outras dicas que vão deixar o seu role sobre duas rodas muito melhor:

1 – Destino e roteiro

Para quem ainda é novato, o ideal é dar preferência por distâncias menores e destinos mais próximos. Mesmo que você esteja acostumado a pilotar uma motocicleta por um longo período de tempo durante a semana, dirigir na estrada é diferente e acaba sendo um pouco mais cansativo. E o que você busca é relaxamento e aventura e não cansaço!

Além disso, para que não ocorram imprevistos, a melhor coisa é se planejar e até mesmo pensar em um roteiro. Tenha em mente o caminho que será percorrido, se será necessário fazer algumas paradas para comer e até mesmo a sua hospedagem.

Outro ponto super importante é avaliar o roteiro e contar com rotas que possuam lojas especializadas nos trechos. Afinal, caso você precise de uma emergência com a moto ou com a roupagem, terá a curto prazo uma solução.

A Sacramento, por exemplo, possui lojas posicionadas estrategicamente em rotas essenciais, para não deixar você na mão. Um exemplo disso, é a loja de Itupeva, que fica no Shopping Serra Azul. Ela é um ponto de parada quase que obrigatório para uma revisão segura e de qualidade.

Dependendo do seu destino, no meio do caminho você pode encontrar algumas surpresas maravilhosas como cachoeiras ou até mesmo praias. Confira o nosso post com dicas de roteiros para viajar de moto pelo Brasil.

loja da sacramento

2 – Somente o necessário na bagagem

Uma viagem curta de fim de semana não necessita muito, mas não custa nada lembrar que apenas o essencial deve estar na sua bagagem. Levar muita coisa acaba comprometendo tanto o seu rendimento na pilotagem quanto o rendimento da moto, afinal de contas, esse acaba sendo um peso maior para transportar e equilibrar em duas rodas.

Mesmo que a sua motocicleta tenha compartimento interno ou aqueles bolsos laterais, conhecidos como alfajores, leve o mínimo de coisa possível. Mas também tenha atenção quando for colocar a bagagem na moto, quanto mais centralizada, maior será o seu equilíbrio.

3 – De olho na previsão do tempo

Diferente dos carros que são fechados, as motos deixam o motorista totalmente exposto ao sol, ventos e até chuva. Então para que a sua viagem não seja estragada pelas condições climáticas, esteja de olho na previsão.

A chuva também pode ser um fator de risco para a sua segurança, já que a pista estará escorregadia e a sua visão comprometida.

Saber sobre como estará o clima também vai te ajudar a estar sempre preparado, principalmente no momento de escolher a roupa mais adequada.

4 – Vestimenta adequada

A roupa do motoqueiro influência na pilotagem, ainda mais em uma estrada. Muito mais do que só estar vestido, a roupa garante uma maior proteção e segurança. Evite usar bermudas ou calçados desconfortáveis, como uma chinela ou alpercata, por exemplo.

Esteja sempre preparado com equipamentos de proteção, então use jaquetas para se proteger do vento, luvas para proteger as mãos do sol e também do contato direto com o guidão, óculos para evitar que a poeira ou outras partículas entrem em contato com os olhos.

Se estiver muito sol, você pode optar por usar manguitos nos braços, dessa forma você não passa calor e nem corre o risco de pegar uma insolação.

5 – Atenção redobrada

Na estrada a atenção deve ser muito maior do que nas pistas da cidade, então jamais pegue a estrada quando estiver cansado ou estressado, isso pode acabar custando a sua segurança.

Falando em segurança, esteja atento às leis de trânsito, respeitando os limites de velocidade, use a seta e evite fazer ultrapassagens. Caso encontre caminhões na estrada, evite ficar atrás para que a sua visão não seja comprometida pelo tamanho do veículo.

Outra coisa que deve ser evitada é parar em acostamentos para descansar ou falar ao telefone. Uma pequena paradinha pode acabar se tornando um acidente.

motoqueiros no rolê

Dica extra!

A viagem pode ser sozinho ou em companhia de outras pessoas e essa escolha fica a seu critério. Se for viajar em grupo, é legal ir com pessoas que já estejam acostumadas a pegar a estrada. Caso vá levar alguém na garupa, é indispensável que a pessoa esteja disposta a encarar essa aventura. Outra coisa que o carona jamais deve fazer é dormir, essa ação pode tornar-se um fator de risco, já que ele perde o controle do seu corpo e dificulta o equilíbrio do piloto.

Outra dica é beber bastante água para evitar uma desidratação, caso a sua viagem seja longa, faça pausas para esticar as pernas e melhorar a circulação do sangue.

Se você tinha vontade de botar o pé na estrada e não sabia por onde começar, com essas dicas o seu rolês de moto será muito melhor e seguro.

Aproveite também para ler o nosso post com dicas sobre como escolher o capacete ideal!

Deixe um comentário