Aprenda como regular o retrovisor da moto maneira correta

Não sabe como regular o retrovisor da moto? Fique tranquilo! Nós separamos dicas fundamentais para sua regulação, afinal, o espelho retrovisor é fundamental para o direcionamento do motociclista no trânsito, ou seja, é por ele que visualizamos a existência de carros, motos ou caminhões se aproximando. Então, não é apenas um acessório, é o item fundamental para sua segurança. Acompanhe a leitura e conheça o passo a passo para regulação do retrovisor.

Passo a passo descomplicado

Se falarmos para você que são apenas dois passos, você acredita? De forma simples, rápida e direta, vamos ver:

1. Posicione-se como se fosse pilotar de verdade, monte e segure o guidão;

2. Movimente o retrovisor na vertical e horizontal até que pelo espelho você enxergue a pista e o um relance do seu ombro. Pronto!

Imagem de uma mão encima do tanque de uma moto mostrando o retrovisor

Dicas para posição

Movimente o retrovisor até o momento que você veja metade da rua e metade do “céu”, dessa maneira você consegue visualizar tanto os veículos próximo a você quanto os mais distantes.

E por que um relance do ombro? Pois o foco não é o seu corpo e se seu braço estiver ocupando boa parte do espelho, sua visibilidade diminui e aumenta o ponto cego, porém é preciso que uma parte do corpo esteja levemente aparecendo para que você tenha noção espaço geográfica da distância do outro veículo.

Faça essa regulagem nos dois espelhos retrovisores, lembre-se de sempre conferir se está correta a visibilidade antes de sair pilotando. Afinal, as vezes emprestamos a moto para um amigo ou para alguém da família e eles regulam os retrovisores para a altura deles, portanto não esqueça de sempre verificar se sua visibilidade não está comprometida. Outro ponto importante, é que não é necessário utilizar regulagens diferentes para rodovias, estradas, avenidas e ruas, todas são a mesma, pode viajar tranquilamente pelo Brasil.

Visibilidade: como limpar os retrovisores

Homem andando de moto

Os pontos cegos sempre existirão, independente da condução, e a sujeira apenas amplia essa condição. Então, o que nós podemos fazer para amenizá-los, faremos. Vamos ensinar você a limpar o retrovisor com uma dicas rápidas e manter a reflexibilidade do espelho. Confira:

– Antes de aplicar qualquer produto no espelho, retire a poeira com um pano seco ou espanador;

– Depois, borrife água morna em toda a extensão do espelho (importante ser essa temperatura para que ela dissolva algumas moléculas e fique mais fácil sua remoção);

– Em seguida, esfregue com uma flanela seca em movimentos circulares, lembre-se que a flanela precisa ser macia para não riscar o espelho e com tecido específico para não soltar pelos;

Estes são os passos básicos para manter em sua rotina, assim é possível ter retrovisores limpos e com alta reflexibilidade durante todo o tempo. Agora, quando estiver mais sujo, engordurado ou com barro utilize alguns produtos químicos para facilitar a remoção, como alcool etílicovinagre branco ou detergente. Após aplicar um dos produtos que citamos, esfregue com um pano úmido e enxague com água, em seguida seque com um papel toalha ou uma flanela seca.

Além do mais, você sabe qual são as outras manutenções básicas que o motociclista precisam fazer frequentemente? Pois não são apenas o retrovisores que precisam de atenção, já que para manter um bom desempenho todas as partes precisam estar com a revisão em dia.

Tamanho ideal segundo o Contran

Para que não haja problemas com visibilidade, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu que a área das lentes não pode ser inferior a 69cm² . Vamos colocar em exemplos:

– Retrovisores retangulares: para saber se o seu está dentro dos padrões pegue uma fita métrica e verifique se as medidas estão dentro de 12x20cm;

– Retrovisores circulares: para este modelo é importante conhecer o diâmetro, sendo assim precisa estar entre 9,4cm e 15cm.

Então, o seu está dentro dos padrões exigidos? Caso esteja irregular, procure adaptar-se para que você consiga ter total noção do que ocorre no trânsito atrás de você, afinal, como você enxerga num espelho pequenino se o carro está vindo?

Homem andando de moto

Pilotar com retrovisor danificado é infração grave

Pilotar pelo trânsito com um retrovisor quebrado é colocar em risco a própria segurança! Por esse motivo essa ação é considerada uma infração grave e resulta numa multa de R$195,23 além de descontar cinco pontos da habilitação. Agora, se você circular pelas vias sem retrovisor a multa é a mesma. Esteja sempre atento a tabela de infrações que o Detran de cada estado disponibiliza.

O retrovisor é um dos primeiros itens a se perder uma vez que durante sua travessia no corredor pode medir errado o espaço e batê-lo num caminhão, alguém pode abrir a porta repentinamente e fazer você se desequilibrar, consequentemente, bater o retrovisor e quebrá-lo. Outro momento em que as pessoas também podem perder esta peça fundamental é quando estão estacionando. Alguns motociclistas estacionam e batem de forma descuidada no retrovisor da moto do lado com os braços ou mochilas e quebram-o.

Não tente fazer as famosas gambiarras com o “jeitinho brasileiro”, no final a melhor opção é comprar um retrovisor novo ou consertá-lo com um profissional. Não negligencie sua segurança.

Gostou do conteúdo? Mantenha -se informado sobre o universo do motociclista com o blog da Sacramento! Aproveite para conferir o post com os 7 equipamentos essenciais para motociclistas, você usa todos?

Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário