Aprenda duas formas de reparar o pneu de moto furado!

Nós, motociclistas, não temos o luxo de rodar com um estepe para emergências igual os carros, não é mesmo? Por isso que todo motociclista precisa ser um pouco mecânico, afinal, você pode precisar fazer pequenos reparos a qualquer momento, principalmente se estiver numa estrada.

Mas nós da Sacramento não vamos deixar você na mão, e com o post de hoje você vai aprender a fazer o reparo no pneu de moto furado. Assim, nunca mais vai precisar ficar esperando horas no acostamento por um resgate ou algo do tipo. Confira as dicas a seguir!

Repare o pneu furado de moto você mesmo!

Carregando a moto

Quando o pneu furar, o ideal é que você já faça o reparo, afinal, para rodar com o pneu neste estado é preciso andar a 20 km/h e, convenhamos, nessa velocidade o trajeto fica extremamente cansativo.

Por isso, fique preparado para essas ocasiões com um kit para reparo de pneu que todo motociclista precisa ter. Mas sempre lembramos, este reparo é provisório sendo muito útil para tirá-lo de situações complicadas, porém não elimina a ida a um borracheiro para trocar o pneu.

Vamos ao que interessa, as formas de reparo. Aqui, trataremos de dois métodos, um deles é a vedação com macarrão e a outra com o látex. Então, vamos começar pela vedação com macarrão que é feita com o seguinte kit:

1. Reparo por vedação: garanta seu kit de ferramentas!

Este kit é a “maleta de ferramentas’’ que um motociclista precisa, nele está o essencial para reparar um furo. Escolha uma bolsa pequena para transportar o seu, ele vai ocupar pouco espaço na mochila e você vai até esquecer que o kit está ali. Vamos falar um pouco sobre os itens essenciais?

  • Tubo flexível;
  • Cortador;
  • Tiras de vedação;
  • Tubo de cola;
  • Ferramentas específicas;
  • Latas de CO2;
  • Conector com válvula.

Como vedar o furo do pneu

Depois que você já estiver no acostamento, faça as seguintes ações:

1. Encontre o que furou o pneu, na maioria das vezes são pregos, mas nada impede de ser algum pedaço de lataria devido algum acidente ou caco de vidro, portanto, retire com muito cuidado o objeto que está no pneu. Caso seja possível, use um alicate para fazer a remoção;

concerto da moto

2. Como você retirou o objeto que estava vedando a saída de ar, o pneu começará a esvaziar. Assim que o objeto for retirado, coloque um dedo em cima e tampe o furo para evitar que perca mais ar;

3. Em seguida, nivele o furo com as ferramentas específicas, como o escareador. Dessa maneira você alinha todo o formato da borracha facilitando a vedação posterior;

4. Coloque o tubo flexível – conhecido como macarrão – no suporte e passe a cola no tubo para que fique bem fixo no furo depois;

5. Posteriormente, insira o macarrão no furo. Não gire os punhos para “facilitar a entrada do macarrão” , pois assim ele fica mal posicionado e pode quebrar a ponta do suporte;

6. Depois, retire o suporte verticalmente;

7. Lembrando que o macarrão não pode ser inserido completamente, senão o furo não seria vedado, é óbvio! Portanto, deixe uma pequena quantidade para fora, de apenas um centímetro;

8. Agora, com o cortador você retira o excesso do produto deixando entre 2 a 5 milímetros.

Pronto, está vedado! Basta enchê-lo novamente.

Como encher o pneu? Confira os 4 passos!

Agora que você já sabe como realizar a vedação, chegou a gora de usar as latas de CO2 para encher os pneus. Cada lata tem a mesma capacidade que 30 psi que equivale a uma calibragem no posto, e caso as do seu kit cheguem ao fim, saiba que elas são comercializadas separadamente. Confira os 4 passos para encher seu pneu:

1. Rosqueie a lata de CO2 no conector com a válvula fechada;

2. Conecte a outra ponta no bico do pneu;

3. Abra a válvula e deixe o pneu encher até o seu limite ideal;

Enfim, o pneu está cheio e pronto para rodar novamente!

2. Reparo com látex

A vedação com látex é feita a partir do reparador emergencial. Ele tem o objetivo de inflar os pneus instantaneamente, fazendo com que o uso de ferramentas não seja necessário. Sendo assim, basta posicionar a haste e liberar o látex dentro do pneu.

Um frasco de vedação conta com o látex necessário para recuperar pneus de até aro 15, sendo assim, é recomendado que você carregue mais de um frasco por precaução, pois, se esvaziar demais, você não tem a quantidade necessária para chegar a uma borracharia. E, mais uma vez, o reparo não é definitivo, é apenas uma maneira de você resolver o problema momentaneamente.

Sendo assim, faça a manutenção da sua moto regularmente para prevenir que aconteça outros tipos de problemas, porque pneu furado você já sabe como resolver!

Como identificar que o pneu furou e como proceder?

O pneu furado é fácil de identificar! Ele pode ocasionar uma perda de controle na direção muito rápido, por isso esse problema perigoso. Quando o pneu traseiro fura, a moto começa a pender de um lado para o outro, em casos mais graves, inclusive, ela “dança” violentamente. Agora, se for o pneu dianteiro que furou, você sentirá a direção muito pesada, principalmente quando o guidão dificulta a execução de manobras. No entanto, não se desespere e haja com frieza, pois qualquer movimento mal planejado coloca a sua segurança em risco.

motoqueiro moto preta

Aproveitando que estamos falando de segurança, confira depois as dicas que preparamos para você sobre viajar de moto com conforto e segurança.

Como a moto muda o comportamento, não é complicado identificar qual o pneu que não está em pleno desempenho, então, você precisa ser assertivo para não causar um acidente no meio do trânsito. Confira 3 dicas sobre como lidar com esse momento:

Tire a sobrecarga de peso

Quando acontece algo de errado com o pneu, é fundamental que você tire o peso de cima dele para que não force a roda, sendo assim, se for o pneu traseiro que furou, incline-se e descanse seu peso na parte dianteira e faça o processo reverso caso seja o pneu dianteiro.

Agora, se sua moto não permite essa mobilidade em cima dela, diminua a velocidade para reduzir o impacto e saia da via.

Use o freio oposto

Isso é comentado nos cursos antes de tirar a habilitação, mas é sempre bom relembrarmos. Evite usar o freio do pneu que está furado, uma vez que seu equilíbrio fica ainda mais comprometido. Também não use as engrenagens no pneu furado, pois ele pode travar ou escapar da roda.

Sendo assim, procure sempre usar o freio oposto!

Freie devagar e vá para o acostamento

Outro ponto que vale ressaltar é: não freie drasticamente, afinal, os veículos que estão atrás de você não terão tempo de diminuir a velocidade e podem causar um acidente. Então, acione a seta, saia do fluxo e vá para o acostamento fazer os reparos!

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como reparar um pneu furado, pode rodar com mais tranquilidade pelas estradas. Aproveite para ler sobre a moto de viagem perfeita e veja tudo que você precisa ficar atento.

Nos vemos no próximo post!

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