Moto para iniciantes: saiba como escolher e o que considerar!

As motos são um veículo essencial para pessoas que correm contra o tempo diariamente. Evitar aglomerações, congestionamentos e até mesmo economizar, estão entre as maiores vantagens de incluir esse meio de locomoção como primeira opção. Contudo, muitas pessoas que ainda não iniciaram na vida sob duas rodas tendem a perguntar: qual a melhor moto para iniciantes?

Escolher a moto ideal para começar a pilotar envolve diversos fatores, dentre eles estão economia, tamanho e funcionalidade. Há pessoas que desejam uma moto somente para trabalho, estudos e locomoção em geral, já outras usam exclusivamente para o lazer.

Contudo, todos concordam que escolher a primeira moto – nos dois casos acima descritos – requer versatilidade, afinal de contas esse veículo proporciona muito mais agilidade e economia de tempo do que com um carro, por exemplo.

Pensando nesse ponto em comum, nós da Sacramento elegemos 5 modelos de motos para iniciantes e – de quebra – trouxemos um passo a passo para você escolher a mais adequada para seu cotidiano sem risco de erro ou arrependimento!

Melhores motos para iniciantes: 5 modelos que vão te conquistar!

Andar por aí com agilidade, economia de tempo e sentindo toda a aventura e a ação é possível com diversos tipos de veículos, porém as motos são as que mais se destacam. Além de serem ótimos exemplos de meio de locomoção para baixo orçamento, elas também estão dentre as mais procuradas quando o assunto é evitar congestionamentos e atrasos.

Por isso, seja para o trabalho ou estudos, optar por uma moto pode fazer com que você tenha mais facilidade para chegar em um destino na hora combinada, gastando pouco e ainda usufruindo da sensação de aventura que esse veículo pode proporcionar.

Além disso, mesmo que a moto seja menor e menos potente – quando comparada a modelos custom e esportivos – os modelos street têm a vantagem de serem perfeitas em diversas ocasiões, unindo o que nós mais gostamos: velocidade e praticidade!

Confira agora os 5 modelos de motos para iniciantes que a Sacramento selecionou considerando funcionalidade, custo e benefício, conforto e praticidade!

1. Honda PCX 150

Queridinha de muitos, dado ao fato da economia evidente e funcionalidade certa, a scooter PCX 150 da Honda é um ótimo modelo para quem está iniciando na vida sob duas rodas. Como ela é muito fácil de ser pilotada, pessoas que estão começando a dirigir sentem muita facilidade de adaptação.

Além disso, ela é compactada, o que é bastante importante no trânsito, já que ajuda a desviar de engarrafamentos e colabora para que o piloto chegue ao destino sem atrasos. O custo e benefícios também é atraente, pois conta com uma economia bastante interessante quanto ao abastecimento, fazendo até 30km por litro.

2. Dafra Citycom 300i

Assim como a PCX 150, o modelo Dafra Citycom 300i também está na lista das motos mais procuradas por iniciantes. Ela é estilosa, bonita e conta com um design aerodinâmico que ajuda na agilidade.

Outro fator que deve ser considerado quando falamos desse modelo é que ela é um exemplar muito confortável! Com bancos anatômicos e proteção contra insetos, vento e demais perigos, a 300i também vem com a vantagem de ser muito econômica, fazendo até 35 km por litro.

Ah, não podemos deixar de falar das incríveis rodas de 16 polegadas, que melhoram a rotatividade dentro ou fora das ruas da cidade, o que é bastante interessante quando queremos uma moto também para lazer!

3. Honda Pop 110i

Leve, acessível e com ótimo custo benefício, a Honda Pop 110i é um modelo muito bom para quem deseja começar a andar de moto. Como ela é compacta e conta com um design aerodinâmico, facilita muito a locomoção dentro da cidade, já que permite que o piloto corte entre os carros com segurança, praticidade e rapidez. Mas lembre-se, como em qualquer outro veículo, é preciso atenção e cuidado!

A Pop 110i tem pilotagem fácil e confortável, principalmente para quem está iniciando na vida sob duas rodas. Ah, e a fabricante promete que esse modelo faz até 61 km por litro, sendo um dos modelos mais econômicos dessa lista!

4. Yamaha Factor 125

Robusta, confortável e com maleabilidade acima da média – dado por um painel e guidão fácil de manusear, a Yamaha Factor 125 é um modelo que une a versatilidade das motos do dia a dia com a durabilidade característica da marca japonesa!

Como ela possui tecnologia Flex, permite que o usuário escolha entre quais combustíveis deseja usar – álcool ou gasolina. O mais interessante é que ela possui uma autonomia incrível, chegando a fazer 550 quilômetros com apenas um tanque!

5. Haojue DK 150 CBS

Com porte semelhante ao da CG da Honda, o modelo chinês DK 150 possui conforto e é bastante convidativo para iniciantes. Além disso, um dos pontos que mais chamam atenção nesse modelo é justamente o fato dela possuir um design único.

Com facilidade na troca de marchas, dada por um câmbio macio e facilmente manipulável, ela garante segurança e precisão ao piloto, dando autonomia para que ele execute manobras com agilidade e maestria. Outro fator interessante é a economia, pois esse modelo chega a fazer até 48 km por litro rodado.

Agora que você já conhece as nossas indicações, que tal saber o que olhar em cada um desses modelos antes de escolher o melhor para você? Acompanhe na sequência nosso passo a passo e fique por dentro de quais são as características mais relevantes nas motos para iniciantes!

Como escolher a moto ideal para iniciantes?

Escolher a melhor moto para iniciantes vai muito além do que os modelos mais comprados. É preciso considerar o contexto em que ela será usada, o perfil do piloto, custo benefício e, é claro, conforto, durabilidade e praticidade!

É importante entender ainda que, por mais que seu amigo tenha comprado uma moto incrível, com ótima economia e que sirva muito bem para trabalho, estudos e lazer, ela talvez não seja adequada para você, certo?

Assim, nós elaboramos um passo a passo com os principais pontos a serem considerados quando o assunto é motos para quem está começando a pilotar. Papel e caneta em mãos? Vem entender como selecionar o melhor modelo para você!

Por onde a moto irá rodar?

Os diferentes tipos de terrenos para rodagem interferem – inclusive – na autonomia da sua moto, fazendo com que ela seja capaz de rodar por mais tempo com um litro de combustível ou não.

Asfalto, terra, paralelepípedo e demais tipos de estradas possuem características muito diferentes umas das outras. Por exemplo, nas estradas rodoviárias as motos mais compactas vão muito bem, porém – na terra – modelos mais robustos tendem a ser mais confortáveis e econômicos. Pense nisso!

Qual seu perfil de piloto?

Você é baixinho, alto ou com estatura mediana? Possui resistência e força em que proporção? Essas são apenas algumas das perguntas que você precisa fazer antes de considerar escolher o modelo de moto para iniciantes.

Há pessoas que possuem mais facilidade com modelos compactos e baixos, dado a usabilidade que esse tipo proporciona a pessoas baixinhas e com biotipo magro. Outras preferem exemplares mais altos e robustos, pois conseguem lidar com o peso e altura sem nenhum tipo de dificuldade.

Como sua moto será utilizada?

Outro aspecto que precisa ser considerado é o objetivo para uso da moto. Há pessoas que precisam de uma modelo que rode bem na cidade, pois irão usar quase que exclusivamente para trabalho e estudos, já outras desejam um modelo que seja mais compatível com o lazer.

Modelos adequados para uso comum, ou seja, estudar e trabalhar, precisam ser necessariamente econômicos e confortáveis. Aqueles que desejam uma moto para lazer buscam mais o critério do design e aconchego. Deu para perceber que – em ambos os casos – o que prevalece é a comodidade? Pense nisso quando escolher a sua!

Qual o custo e benefício que você busca?

O custo e benefício da sua moto também está relacionado ao tipo de terreno para pilotagem e objetivo de compra. Para aqueles que desejam usar a moto dentro da cidade, optar por um modelo menos robusto, porém econômico, pode ser uma ótima opção.

Já quem deseja fazer uso do veículo para um experiência de aventura e lazer, escolher aqueles que sejam mais fortes, duráveis, pode fazer com que você economize em manutenção e combustível, mesmo fazendo menos quilômetros do que as “motos do dia a dia”.

A moto precisa ser confortável e ter durabilidade!

Há quem passe grande parte do tempo pilotando e somente um banco acolchoado não é suficiente para garantir o conforto e segurança na pilotagem. Por isso, preste atenção ao seu objetivo de uso e, diante dele, considere o modelo que mais lhe trará conforto enquanto dirige.

Nesse caso, é legal fazer uma conta rápida de quantos quilômetros você passará sob a moto. Há pessoas que – mesmo para trabalho e estudo – usam a moto durante longos percursos, locomovendo-se de uma cidade para outra, por exemplo. Considere isso quando for observar se o modelo escolhido é confortável e durável.

E o estilo e o design, também entram na conta?

É claro! Pense que comprar uma moto é também escolher aquele modelo que mais tenha a ver com a nossa personalidade. Hoje há diversas versões de um mesmo produto, que trazem cores e estampas diferentes, e podem proporcionar uma ótima escolha combinando funcionalidade e gosto pessoal.

Aqui, vale a pena olhar para si e tentar perceber o que mais é atraente em uma moto para você! Contudo, como a moto é um veículo de alto giro de mercado, por isso não deixe de pensar em um modelo que seja também comercialmente atraente, para que você consiga fazer um bom negócio quando desejar trocá-la por uma opção mais nova!

E daí, conseguiu chegar a uma conclusão sobre qual modelo de moto para iniciantes é adequado para você? Sabemos que são muitas informações para assimilar, mas tudo começa justamente com a sua finalidade de compra, concorda?

Por isso, avalie seu dia a dia, quanto dispõe de capital para compra, manutenção e equipamentos essenciais para pilotagem, além de tentar achar um modelo que se encaixe com seu gosto pessoal. Assim será bem mais fácil encontrar a opção ideal para você!

Gostando do texto? Aproveite e venha conferir nosso conteúdo sobre as roupas mais adequadas para andar de moto e saiba quais modelos você precisa ter no seu guarda-roupas!

Deixe um comentário