Tipos de capacete: conheça os modelos aprovados pelo INMETRO

Tão importante quanto escolher uma excelente moto é contar com um capacete que garanta a segurança durante a pilotagem. Atualmente é possível encontrar uma grande variedade de modelos disponíveis no mercado, mas nem todos os tipos de capacete são aprovados pelo INMETRO e nem oferecem a proteção necessária.

Nos últimos anos o aumento no uso de motos como meio de transporte cresceu consideravelmente, inclusive são dados mostrados no mais recente Mapa da Motorização Individual no Brasil 2019, realizado entre 2008 e 2018 pelo Observatório Metrópoles. Nesses 10 anos de pesquisa a quantidade de motocicletas em nosso país subiu para 13,7 milhões.

Muito desse crescimento está relacionado com a praticidade, já que com uma moto é possível chegar muito mais rápido do que usando um carro e além disso, acaba sendo mais econômico em termos financeiros também. Entretanto, com mais motocicletas rodando, o número de acidentes também aumenta. Só no primeiro semestre de 2020 os acidentes subiram para 90% em São Paulo.

Por conta disso, é muito importante investir em um capacete que seja seguro. Além da escolha do modelo ideal, também deve ser levado em consideração o tamanho do capacete.

Tipos de capacetes aprovados pelo INMETRO

O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é o órgão responsável por realizar testes e garantir o selo de segurança de uma grande variedade de produtos, desde brinquedos, isqueiros, aparelhos de ar condicionado e também dos capacetes.

Existem uma grande variedade de modelos de capacetes que podem ser encontrados no mercado, entretanto no Brasil, o órgão só aprova o uso de quatro tipos: modular, integral, aberto e misto. Conheça um pouco sobre cada um:

Capacete modular

O capacete modular é caracterizado pela sua parte da frente móvel. Esse modelo também é conhecido como articulado, escamoteável ou Robocop. Ele é um híbrido entre os modelos abertos e fechados.

Ele é mais seguro que o aberto, já que acompanha uma proteção de queixo, chamada de queixeira, que pode ser ou não usada. Também acaba sendo mais prático que o fechado por conta da mobilidade do casco inferior, fazendo com que não seja necessário retirar o capacete para falar.

Esse modelo é ótimo para ser usado no dia a dia da cidade, principalmente para quem trabalha com serviços de entregas, já que a parte removível facilita o reconhecimento em portarias e evita que seja retirado a cada entrega.

Por contar com um casco inferior móvel, esse modelo não é indicado e nem deve ser usado em altas velocidades. Em caso de acidentes e colisões a proteção do queixo pode sair do lugar e não oferecer segurança total.

Se quiser saber um pouco mais sobre capacetes modular, temos um conteúdo aqui no blog com o Top 5 melhores capacetes articulados.

Capacete integral

O modelo integral é mais conhecido como capacete fechado e em termos de segurança, é o mais indicado, já que protege a região da cabeça por inteiro. A queixeira é fixa, então em caso de acidentes, ela não corre o risco de sair do lugar.

Alguns modelos contam com a viseira móvel que pode ser levantada para uma maior ventilação, mas lembre-se, ela deve estar sempre abaixada quando estiver pilotando a moto e o não cumprimento dessa regra pode gerar multa.

Ele pode ser usado para pilotagem na cidade e é o modelo obrigatório para uso em estradas, justamente pela maior proteção e segurança.

Capacete aberto

O capacete aberto é aquele que não conta com a presença da queixeira. Ele acaba sendo mais ventilado que o modelo integral, porém é o modelo que oferece menor segurança ao condutor, justamente pela ausência de proteção no queixo.

Alguns modelos não contam com viseiras e por isso acaba sendo obrigatório o uso de óculos de proteção, tanto para a segurança, quanto para evitar multas e infrações de trânsito.

Ainda tem dúvidas sobre os capacetes abertos? Leia o nosso post sobre o que as leis de trânsito dizem sobre eles.

Capacete misto

O modelo misto é um pouco semelhante ao modular, mas o que os diferencia é que no capacete misto a queixeira pode ser totalmente retirada, dando ao motoqueiro a possibilidade de usá-lo com ou sem.

A possibilidade de tirar e colocar a proteção de queixo é ótima para o clima, já que garante que seja usado em dias mais quentes, aberto para uma maior ventilação e também fechado, sem precisar adquirir um modelo para cada situação. Entretanto isso o torna menos seguro que o modelo integral.

Uso correto do capacete para evitar multas

Que o uso do capacete é indispensável, todo motoqueiro sabe, ou pelo menos deveria saber, entretanto alguns modelos necessitam de um uso correto para evitar multas e também para garantir a proteção completa.

Veja o que não deve ser feito no trânsito para evitar multas:

Selo do INMETRO

A partir do segundo semestre de 2007 entrou em vigor a obrigatoriedade da presença do selo holográfico do INMETRO nos capacetes. O selo é a garantia de que o item de segurança passou por testes rigorosos e foi aprovado para uso.

Além do selo, os capacetes também precisam contar com faixas adesivas refletivas na lateral e na parte traseira, de uso obrigatório pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Uso de viseira

O uso de viseira também é indispensável e obrigatório para garantir total proteção dos olhos do condutor, evitando vento, respingo de chuva e até mesmo entrada de insetos. A viseira deve estar sempre abaixada, sendo permitido que seja levantada somente quando a moto não está em movimento.

Em caso de capacetes que não contem com a presença das viseiras, deve ser feito o uso de óculos de proteção específicos para pilotagem.

Alguns dos tipos de padrão de viseira são o light, fumê, cristal e metalizado. Todos podem ser usados durante o dia de acordo com as regras estabelecidas pelo CONTRAN, entretanto no período noturno, somente o padrão cristal é indicado.

Uso de fivela

A fivela também é outro item obrigatório de segurança e estar com o capacete desafivelado é passível de multa. A fivela, o engate e a cinta jugular devem estar sempre afixados na cabeça para garantir a segurança total.

Em caso de acidentes, se o capacete não estiver afivelado, com o impacto ele pode voar longe e não protegerá em nada a região craniana.

Uso de capacete para quem está na garupa

Além do condutor, o uso de capacete também é obrigatório para quem vai na garupa da moto, inclusive com a viseira abaixada ou com o óculos de proteção. A multa de trânsito para o passageiro sem capacete é a mesma aplicada para o motorista.

O não uso do item de proteção implicará em multa no valor de R$293,47 e também suspensão e recolhimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) resultando na perda do direito de dirigir.

Atenção as condições de uso do capacete

Os capacetes não tem prazo de validade, entretanto é necessário ter atenção quanto às suas condições de uso. Em caso de avarias ou outros danos, o capacete perde a segurança e por isso é necessário fazer a substituição por um novo.

Além da escolha dos tipos de capacete aprovados com o selo do INMETRO respeitar as leis de trânsito também é um ato indispensável para uma maior segurança na pilotagem e também para evitar multas e pontos na carteira de motorista.

Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre pinlock e saiba como usar esse acessório. Gostou das dicas da Sacramento? Compartilhe esse texto, nos ajude a criar uma comunidade forte de motociclistas!

Deixe um comentário