Moto na chuva estraga? Veja o que evitar e como protegê-la!

Quem anda de moto sabe que muitas vezes é inevitável fugir daquela chuvinha que cai no final do dia, principalmente em capitais do Brasil, como Belém, que chove diariamente. O contato direto e constante da moto na chuva além de trazer riscos para o motoqueiro, também pode diminuir o tempo de vida útil do veículo e outras consequências.

Mesmo que em alguns casos seja impossível evitar pegar chuva, tomar alguns cuidados com a proteção da moto são indispensáveis para o seu bom funcionamento. Continue a leitura e saiba o que fazer para que a sua moto não estrague por conta das chuvas.

Danos que a chuva traz para a moto

A umidade e a água são um dos principais motivos para o surgimento de ferrugem, oxidação e também estrago no motor e em alguns componentes da moto. Isso pode se agravar mais ainda quando o veículo fica muito tempo estacionado na rua ou em uma área descoberta.

A oxidação na moto é uma ação normal e que surge durante o uso, mas o contato direto com a água da chuva e a umidade podem acelerar consideravelmente esse processo. Em épocas chuvosas a falta de sol faz com que a moto não consiga ficar seca, aumentando a umidade. Por conta disso, o motor e seus componentes mais sensíveis, como as correntes e a lataria acabam sendo os mais prejudicados.

Muita gente acaba achando que para evitar o contato da moto com a chuva é só não usá-la em dias chuvosos e o problema será resolvido. Entretanto, o perigo também pode estar dentro de casa, com o veículo estacionado.

Nem todo motoqueiro dispõe de um espaço com garagem coberta para estacionar a moto quando ela não está em uso e acaba deixando-a na rua ou em um canto sem nenhuma cobertura. Essa exposição ao relento, mesmo que em dias sem chuva, também gera umidade.

Além da chuva e da umidade, a maresia também faz muito mal para o funcionamento correto das motos. Esse problema é muito comum no litoral, em regiões próximas a praias. A maresia nada mais é que uma fina névoa com gotículas de água do mar, sal e outros componentes presentes no oceano.

A maresia causa oxidação e ferrugem por conta da corrosão. Ela é prejudicial tanto para construções, principalmente as que ficam mais próximas das praias, como também para carros e motos.

Por isso, é muito importante fazer manutenções periódicas no seu veículo para não correr o risco de ter alguma surpresa. Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, temos um post aqui no blog com dicas básicas sobre manutenção.

Como evitar a ação da chuva e da maresia?

Provavelmente você ficou preocupado com a saúde e bom funcionamento do seu veículo depois de saber que o toque com a água da chuva e também com a maresia podem trazer sérios problemas.

Mas calma, é possível cuidar da sua moto e evitar esses problemas com uma solução simples, de certa forma barata e com um excelente custo benefício. Além das capas de chuvas para motoqueiro, também existem as capas para moto. Uma simples capa de poliéster, PVC ou couro ecológico evita o contato direto do seu veículo de duas rodas com as ações do clima. Ela é a solução ideal para quem estaciona em lugares sem cobertura, mas também pode ser usada dentro da garagem.

As capas também protegem a moto contra arranhões, sujeira, poluição, poeira e ainda podem evitar que animais, como gatos e cachorros façam xixi no pneu. Além disso, o contato direto com o sol também pode danificar a pintura e a capa serve como uma barreira de proteção.

Cuidados ao usar a capa

Mesmo que a capa seja um item de proteção para a moto, é indispensável tomar alguns cuidados no momento de usá-la. Veja o que deve ser feito antes de posicionar a capa para aumentar a vida útil do veículo e prolongar a eficácia da proteção:

Sempre quando for colocar a moto é necessário aguardar que a lataria e o motor estejam totalmente frios. Se o maquinário ainda estiver quente, a capa pode acabar abafando o veículo e gerando umidade.

Não coloque a capa quando a moto ainda estiver molhada ou úmida, isso evita que a pintura manche ou desgaste com facilidade. Um pano seco e macio é o suficiente para retirar qualquer indício de água antes de cobrir.

A mesma dica do pano seco e macio também vale para sujeiras. Cobrir a moto suja pode ocasionar riscos ao colocar ou tirar a capa.

Outros riscos causados pela chuva

Enfrentar chuvas fortes e alagamentos, além de ser perigoso e trazer riscos de acidentes para o motorista, também causa outros problemas na moto e um dos mais prejudicados pode ser justamente o motor.

Quando o nível de água está elevado, bem acima da entrada de ar do filtro, as chances de pane são muito maiores. Com isso o motor pode “morrer” e não será possível dar a partida novamente. Caso isso aconteça, o mais adequado é deixar o veículo no ponto-morto e sair da pista.

O contato com o alto nível de água também pode gerar curto circuito do sistema elétrico, principalmente se os piscas e os faróis estiverem acesos. Outro componente que pode sofrer é o escapamento, nesse caso, se entrar água nele, o mais seguro é não ligar a moto e levá-la a uma oficina rapidamente.

Viu só como proteção é importante não só para o motoqueiro como para a moto também? Com uma simples capa é possível evitar sérios problemas. Mas além disso, o ideal é não sair de casa pilotando a moto em caso de chuvas muito fortes.

Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre modelos de capacete para quem usa óculos.

Deixe um comentário