Calça jeans para motociclista: será que protege mesmo?

Desde a sua invenção em 1890 o jeans ganhou o gosto popular e virou uma peça coringa, daquelas que podem ser usadas em várias situações, desde o trabalho até o passeio. Inclusive ela é muito usada por motoqueiros, mas mesmo sendo fabricada em um tecido grosso, ela não oferece a segurança necessária. Por isso a calça jeans para motociclista foi criada.

Por fora elas podem até parecer iguais, mas a grande diferença está toda no lado interno da calça, que conta com um forro de proteção. Se você é do time dos motoqueiros que gostam de usar o bom e velho jeans para pilotar, conheça as opções desenvolvidas exclusivamente para a prática e saiba porque elas protegem mais.

Além das calças específicas para pilotagem, quem pilota também deve contar com outros itens. Temos um post aqui no blog que fala sobre 7 equipamentos de proteção indispensáveis, aproveite o material para aprender ainda mais!

homem encostado na moto

Calças de couro e cordura

Durante muito tempo os tecidos que ofereciam uma maior proteção aos membros inferiores dos motoqueiros eram as calças fabricadas com couro ou com cordura. Mas mesmo que elas tivessem uma boa resistência e segurança, elas acabavam perdendo em outros quesitos e não sendo muito boas para o uso diário.

A calça de couro legítimo apesar de ser bastante elegante é fabricada em um material extremamente caro e nada acessível, além disso, ela não é nada amiga do meio ambiente por ter origem animal. Mesmo com a criação do couro ecológico e do sintético a peça continuou tendo um problema, o calor.

Como o couro é um material grosso ele acaba impedindo a ventilação e a respiração das pernas, fazendo com que esquente bastante e acabe tornando-se desconfortável, principalmente nos períodos de verão ou em regiões mais quentes.

Já as calças de cordura, oferecem proteção e conforto, mas acabam perdendo no quesito estilo. Elas são mais robustas, semelhantes a calças utilitárias e aqueles modelos usados pelos militares, o que faz com que elas não sejam nada práticas para serem usadas no dia-a-dia, principalmente por quem usa a moto para se locomover até o trabalho.

O nylon também é outro material que está presente na confecção de roupas específicas para motociclistas. Por ser grosso e impermeável, o nylon é muito usado na fabricação de roupas de chuva.

Falando em roupas de chuva, se você tem dúvidas sobre qual o melhor modelo para pilotagem, temos um conteúdo sobre o assunto aqui no blog.

Por isso muitos motociclistas acabam optando pelo jeans comum, por ser uma peça que combina com praticamente qualquer situação e também por julgarem ser resistente.

homem em frente a moto

Jeans comum X Jeans para motociclistas

Se jeans é jeans então é tudo igual? A resposta é não! As calças fabricadas em jeans comum, mesmo sendo grossas, não oferecem nenhuma proteção ao motociclista em caso de quedas e acidentes e inclusive podem até agravar mais a situação.

O jeans comum não tem resistência suficiente para aguentar fortes impactos e o atrito com o asfalto e isso se deve a falta de elasticidade do tecido. Se durante um tropeço e uma queda de joelho a calça já pode rasgar, imagine em um acidente.

O atrito com o asfalto em um acidente faz com que a peça rasgue imediatamente, tornando exposta a pele do motociclista, em alguns casos isso pode causar ferimentos e até queimaduras graves.

O que muda nas calças pensadas especificamente para atender aos motoqueiros é exatamente a proteção extra. O jeans conta com uma tecnologia que faz com que ele seja impermeável, a peça conta com um forro interno que cobre completamente a região dos joelhos, coxas e quadril e evita o contato direto com a pista.

Mesmo com o forro, essas calças não esquentam e permitem uma respirabilidade, evitando que o atrito transfira calor para a pele. Por fora elas são exatamente iguais a uma calça comum, garantindo que sejam usadas a qualquer momento sem que fique perceptível o seu forro.

homem sentado na moto

Melhores marcas de jeans para motociclistas com a Sacramento

Se interessou pelas calças jeans de motoqueiro? Então conheça duas das nossas linhas exclusivas com opções masculinas e femininas disponíveis em nosso site para que você possa escolher e comprar a que melhor se adapta ao seu estilo e também necessidade.

Calça jeans Alpinestars

A Alpinestars é uma marca bastante conhecida pelos motociclistas e é referência quando se fala em artigos de vestuário esportivo em geral e também de automobilismo e motociclismo. A calça jeans da marca foi desenvolvida pensando no motoqueiro urbano que quer continuar usando jeans, mas não quer abrir mão da segurança e do conforto.

As calças da marca contam com costuras triplas e opções de forro em cordura ou com tecnologia Kevlar para garantir uma altíssima proteção. Existem modelos tanto para os homens quanto para as mulheres, com modelagem e design diferenciado.

Calça jeans Rev’it

A Rev’it é outra marca focada no vestuário e segurança dos motociclistas e conta com três linhas de produtos, sport, adventure e urban. Os jeans da marca fazem parte do segmento urban e foram projetados para oferecer proteção e estilo aos usuários.

As calças são fabricadas com um forro em cordura e costura tripla bastante resistentes. São super leves e podem ser usadas tranquilamente no dia-a-dia. A tecnologia Coolmax faz com que o suor e a transpiração da pele evaporem sem que fique molhado. Outra vantagem são os protetores de joelho que acompanham a calça.

calça revit

Viu só como é possível pilotar a moto vestindo uma calça jeans estilosa, mas que garanta a proteção e segurança no trânsito?

Aproveite para ler o nosso conteúdo sobre botas para andar de moto e conheça quais os modelos mais indicados para usar na cidade ou na estrada.

Deixe um comentário